DE VOLTA AO TRABALHO

Justiça reintegra motorista da Metrobus aposentado compulsoriamente aos 70 anos

A justiça do trabalho determinou a reintegração de um motorista da Metrobus que foi aposentado…

Justiça do trabalho reintegrou motorista da Metrobus aposentado compulsoriamente aos 70 anos
Justiça do trabalho reintegrou motorista da Metrobus aposentado compulsoriamente aos 70 anos

A justiça do trabalho determinou a reintegração de um motorista da Metrobus que foi aposentado compulsoriamente ao completar 70 anos. Benedito Antônio da Serra, foi desligado da empresa e solicitou o retorno alegando que a idade máxima de permanência no serviço público é de 75 anos.

A primeira instância do processo foi julgada na 7ª Vara do Trabalho de Goiânia, dando ganho de causa para o motorista. A empresa recorreu, alegando ser uma sociedade de economia mista pertencente à administração indireta do Estado de Goiás. Por esse motivo, ela estaria sujeita ao regime de empresa privada.

O caso foi para o Tribunal Regional do Trabalho (TRT), onde a decisão do juiz de primeira instância foi mantida de forma unânime. A relatora do processo, desembargadora Iara Teixeira Rios, afirmou que um Emenda Constitucional de 2019 pôs fim à polêmica da idade para desligamento e determinou que os empregados de empresas públicas devem ser aposentados compulsoriamente aos 75 anos.

O Mais Goiás procurou contato com a Metrobus, mas as ligações não foram atendidas. O espaço está aberto para manifestação.