Pedido de intervenção

Líderes sindicais se reúnem a promotores em busca de apoio para recebimento do salário de dezembro

Após sinalização judicial favorável aos servidores públicos para que o salário de dezembro seja pago…

Após sinalização judicial favorável aos servidores públicos para que o salário de dezembro seja pago de forma imediata, representantes do Fórum em Defesa dos Servidores e Serviços Públicos se reuniram a representantes do Ministério Público de Goiás (MPGO) em busca de apoio para que a medida seja efetivada. Isso porque, mesmo com determinação da Justiça, nada ainda foi feito.

(Foto: Divulgação)

Segundo a assessoria do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Goiás (Sintego), que estava presente na reunião, os líderes sindicais pediram que o MP analisasse o descumprimento judicial por parte do poder público.

“Os promotores disseram que veriam a questão, e que estão trabalhando contra o tempo para efetivar o direito de recebimento dos servidores pelo trabalho exercido em dezembro”, informou o órgão.

Veja as reivindicações dos líderes sindicais perante o MPGO:

  1. Intervenção do MP nas ações judiciais para que o Governo de Goiás cumpra as liminares imediatamente;
  2. Representação para apuração de crimes de desobediência e atos de improbidade administrativa em desfavor do Governador de Goiás e Secretária da Fazenda;
  3. Fiscalização dos créditos recebidos pelo Estado de Goiás e pagos sem empenho no período de 31/12/2018 até a presente data;
  4. Fiscalização do destino dos recursos do FUNDEB no período de 31/12 até a presente data.

Os promotores que acolheram os servidores, Eduardo Prego e Liana Antunes, receberam ainda um documento pedindo formalmente o apoio e representação, o qual requere ações do MP nas ações em trâmite. Contudo, não significa que estes serão os promotores responsáveis pelas ações do Ministério Público diante ao poder público, pois só após a protocolação da medida de ação que o caso será destinado a um promotor responsável.

Uma nova assembleia dos sindicalistas, com sinalização de greve, está prevista para próxima segunda (28), às 15h, na porta do Palácio Pedro Ludovico Teixeira.

*Larissa Lopes é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo