Economia

Mabel: juros altos e falta de política industrial seguram crescimento do país

Presidente da Fieg defende reindustrialização e importância do setor para a retomada do círculo virtuoso do crescimento e da geração de empregos

O presidente da Fieg, Sandro Mabel, aponta os juros altos e a falta de política governamental para o setor como os principais obstáculos para o crescimento da indústria e do país. Ele cobra politica pública com objetivos claros e que garanta competitividade internacional ao que é produzido no Brasil.

Para Mabel, o processo de industrialização não é feito apenas pelos industriais. É necessário ter uma política nacional para fomento do setor, a exemplo do que foi feito pela China quando decidiu industrializar a um custo competitivo para o mundo. “Nós produzimos todo tipo de grão aqui, todo tipo de minério. Não tem cabimento o Brasil exportar o que produz para a China industrializar. Nós temos aqui, dentro de casa, condições para industrializar nossas commodities. São coisas que estão desajustadas e o Brasil precisa encontrar o caminho para industrialização”, defendeu. Ele reclama também dos juros altos.