BBB nas ruas

Mais 600 câmeras de monitoramento em tempo real serão instaladas em Aparecida de Goiânia

Aparecida de Goiânia contará com mais 600 câmeras para ajudar no monitoramento 24 horas nas…

Aparecida de Goiânia contará com mais 600 câmeras para ajudar no monitoramento 24 horas nas vias da cidade. A ação faz parte do projeto Cidade Inteligente, em implantação desde maio deste ano. A expectativa da Prefeitura é que todo o sistema de vigilância seja instalado em outubro e comece a funcionar no mês seguinte. O investimento é de R$ 55 milhões, oriundos do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e recursos municipais.

Atualmente, são 50 câmeras monitoradas em um Centro de Inteligência, que fica no centro histórico da cidade. Com a expansão, o monitoramento será transferido para ao lado do novo Paço Municipal. O objetivo é que sistema contribua com a identificação de irregularidades. E até mesmo auxiliar agentes de segurança pública para a diminuição dos índices de criminalidade.

“Dentro da nossa central terá equipes integradas do Corpo de Bombeiros, Samu, Polícia Militar, Polícia Civil. Enfim, além de ajudar a prefeitura aidentificar algum serviço que possa ser feito na cidade com mais urgência, também ajuda todas as corporações a realizar o serviço com mais agilidade”, pontua o secretário de Ciência e Tecnologia, Cleomar Rocha.

De acordo com ele, 130 bairros da cidade receberão o monitoramento. A escolha foi baseada em diversos fatores: altos índices criminais, área com grande densidade populacional, grande movimentação de comércio, situação de população em vulnerabilidade e avenidas que fazem limites com outros municípios.

Serão beneficiados trechos na Avenida Igualdade, no Setor Garavelo; Avenida São Paulo, na Vila Brasília; Avenida Tapajós, na região dos pregões. Além das portas de escolas municipais e unidades de saúde. E bairros em que ocorrências policiais são registradas em larga escala como o Setor Garavelo e o Jardim Tiradentes.

Além disso, a cidade terá a instalação de 540 quilômetros de fibra óptica. Também será realizada a compra de software que ajudará em reconhecimento padrão para maior qualidade as imagens. Elas serão repassadas em tempo real para a Central de Inteligência. Outro ponto ressaltado é a disponibilização de redes sem fio de internet em vários pontos da cidade.

“Apesar disso tudo, a participação do agente humano ainda é muito importante. As câmeras têm capacidade de reconhecer sangue e corpo caído no chão e acionar imediatamente um agente humano para confirmar a possível ocorrência. Isso irá proporcionar uma difusão melhor dos nossos agentes para atender a população aparecidense”, ressalta.