CORONAVÍRUS

Mais de mil mortes por covid podem não ter sido notificadas em Goiás

O número de óbitos provocados pela Covid-19 em Goiás poder está muito abaixo do real.…

Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás

O número de óbitos provocados pela Covid-19 em Goiás poder está muito abaixo do real. É o que mostra um levantamento da Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) que revelou que, até o dia 10 de maio deste ano, cerca de 1,3 mil mortes pela doença não haviam sido declaradas no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep Gripe).

Conforme dados do boletim da SES-GO divulgado hoje (19), o estado tem 587.240 casos confirmados e 16.353 óbitos por Covid-19. Porém, levando em conta as mortes que não foram inseridas no sistema – segundo levantamento da pasta divulgado por um veículo local – a quantidade de vítimas fatais gira em torno de 17,6 mil.

Em nota enviada ao Mais Goiás sobre a questão, a “notificação dos óbitos pode ser feita pela própria unidade de saúde onde ocorreu a morte” e é de competência do município “acompanhar os casos ocorridos no seu território”.

Veja a nota na íntegra:

“A notificação dos óbitos pode ser feita pela própria unidade de saúde onde ocorreu a morte, seja pública ou privada, ou pela Secretaria de Saúde do município onde se encontra a unidade. Cabe à cidade acompanhar os casos ocorridos no seu território, notificando a morte e atualizando as fichas dos pacientes.

Desde o ano passado, tem sido feito um acompanhamento sistemático entre os casos e mortes por Covid-19 no Sistema de Informação da Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep). A SES-GO tem se colocado à disposição dos municípios para ajudar a eliminar ou, pelo menos, minimizar notificações fora do tempo oportuno, visto que toda morte pela doença deve ser notificada no Sivep em até 48 horas. 

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás”