Saúde

Mais três casos de sarampo são confirmados em Goiás

Três novos casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO).…

Mais três casos de sarampo são confirmados em Goiás
Mais três casos de sarampo são confirmados em Goiás

Três novos casos de sarampo foram confirmados pela Secretaria Estadual de Saúde de Goiás (SES-GO). Sendo assim, sobe para oito o número de casos registrados em 2019 no estado. O boletim epidemiológico da doença foi atualizado na última quinta-feira (19). De acordo com a pasta, ao todo, já foram notificados 197 casos suspeitos da doença. Destes, 163 foram descartados. Outros 26 seguem em investigação.

Quanto aos oito casos confirmados, seis são em Goiânia, um em Posse e um Alto Paraíso. Segundo a SES, os três últimos foram confirmados por exame laboratorial e ocorreram na capital entre os meses de agosto e outubro. As três notificações são em pessoas do sexo feminino, com as seguintes idades: 21, 30 e 41 anos.

Levantamento da secretaria aponta que uma delas viajou para São Paulo, estado em que está havendo surto da doença; outra paciente possui vínculo epidemiológico com o primeiro caso registrado na capital; já a outra pessoa não tem vínculo estabelecido, tampouco histórico de viagem.

Nesse contexto, a Secretaria de Saúde afirma que “com a volta da circulação do vírus do sarampo no País, a Secretaria executa um plano de contingência da doença no território goiano”. Além disso, a pasta informa que está desenvolvendo atividades de incentivo à vacinação, mas de forma seletiva de pessoas não vacinadas ou com esquema vacinal incompleto para o sarampo.

Também, afirma que está em processo de atualização de cartão de vacina dos profissionais de saúde, qualificando os mesmos para lidar com os casos e empenhando para que o Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) libere os resultados de exames em menor tempo.

Vacina contra o sarampo

Segundo a SES, Goiás atingiu a meta de cobertura vacinal contra sarampo para crianças com idade entre 1 e 2 anos, que atualmente é de 100,76%. Quanto aos estoques da vacina contra o sarampo, a pasta diz informa que estão regularizados e as doses podem ser encontradas nas mais de 900 salas de vacina espalhadas pelo Estado.

Confira o roteiro de vacinação, que é seletivo, divulgado pela secretaria:

Dose zero: Devido ao aumento de casos de sarampo em alguns estados, todas as crianças de 6 meses a menores de 1 ano devem ser vacinadas (dose extra);
Primeira dose: Crianças que completarem 12 meses (1 ano);
Segunda dose: Aos 15 meses de idade, última dose por toda a vida;

Tomou apenas uma dose até os 29 anos de idade:
Se você tem entre 1 e 29 anos e recebeu apenas uma dose, recomenda-se completar o esquema vacinal com a segunda dose da vacina;
Quem comprova as duas doses da vacina do sarampo, não precisa se vacinar novamente;

Não tomou nenhuma dose, perdeu o cartão ou não se lembra?
De 1 a 29 anos – São necessárias duas doses;
De 30 a 49 anos – Apenas uma dose.