PRIMEIRO ACESSO

Migração da bilhetagem exige que idoso mostre cartão duas vezes nos ônibus

O idoso que é usuário do transporte coletivo de Goiânia precisará apresentar cartão de embarque…

Apresentação dupla do cartão de embarque só é necessária no primeiro acesso do usuário após implantação da nova bilhtegem (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)
Apresentação dupla do cartão de embarque só é necessária no primeiro acesso do usuário após implantação da nova bilhtegem (Foto: Jucimar de Sousa/Mais Goiás)

O idoso que é usuário do transporte coletivo de Goiânia precisará apresentar cartão de embarque duas vezes em sequência no primeiro acesso após implantação do novo sistema de bilhetagem nos ônibus e terminais. O novo formato entrou em vigor à zero hora deste sábado (21) e a tarefa é necessária para que o novo dispositivo faça fotos para o processo de validação do cartão fácil e biometria facial.

De acordo com a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC), a tarefa é simples e rápida. Os cartões utilizados atualmente continuam valendo. Fotos serão tiradas automaticamente e a catraca, liberada na sequência. Usuários não precisam remover a máscara de proteção facial para realizar o processo.

O intuito é que, assim, fraudes na utilização de cartões de embarque sejam evitadas. O sistema é capaz de fazer cruzamento da foto capturada no momento do embarque com a foto cadastrada e vinculada ao cartão. Em caso de divergência, imagem é enviada para inspeção visual.

Como fazer

O PRIMEIRO ACESSO DO IDOSO

  • Apresentar o Cartão Fácil (fora de carteira ou bolsa) no novo leitor.
  • Aguardar a atualização dos dados do cartão e cadastro online.

Aguarde a biometria fácil que será feita pelo próprio equipamento no ônibus. Todo processo não dura mais que alguns segundos.