CHAPADÃO DO CÉU

Morre brigadista que teve 80% do corpo queimado no Parque das Emas

Morreu na noite de terça-feira (1/9) o brigadista Wellington Fernando Peres Silva, que teve 80%…

Morreu na noite de terça-feira (1/9) o brigadista Wellington Fernando Peres Silva, que teve 80% do corpo queimado no Parque das Emas. (Foto: reprodução/Facebook)

Morreu na noite de terça-feira (1/9) o brigadista Wellington Fernando Peres Silva, que teve 80% do corpo queimado enquanto tentava combater um incêndio no Parque Estadual das Emas, em Chapadão do Céu. O caso ocorreu no último dia 21 de agosto e o analista ambiental, que atuava pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), estava internado na UTI do Hospital de Urgências Governador Otávio Lage (Hugol) desde então.

Aos 41 anos, o combatente deixa esposa e duas filhas de sete e 13 anos. Em nota (leia íntegra), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) prestou solidariedade à família e amigos pela perda do profissional e homenageou Wellington.

“Com o sacrifício da própria vida, sua atitude e memória jamais serão esquecidas no ICMBio, pois representam todo o esforço, coragem e ímpeto. Lutou o bom combate, guardou a fé e terminou a carreira”, diz trecho.

Em vídeo divulgado nas redes sociais, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, também lamentou o ocorrido. “Nossos sentimentos à família e o reconhecimento ao trabalho dele, assim como dos brigadistas e aqueles que juntos trabalham no combate às queimadas”, disse.

Em nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Ambiental de Goiás (Semad) afirmou que a pasta recebeu a notícia do falecimento do brigadista com extremo pesar. “Aos familiares, nossas sinceras condolências por perderem esse verdadeiro herói que sempre trabalhou na defesa e na proteção do meio ambiente”.

Nota do ICMBio:

Prezados Servidores, Colaboradores e amigos do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade:

Todos os dias estamos engajados dando o nosso melhor para propiciar um Meio Ambiente mais saudável às presentes e futuras gerações. O Sentimento do dever cumprido desperta em nós atitudes de abnegação, arrojo e profissionalismo.

Nas lutas, há dias alegres e tristes. Há vitórias e derrotas. As pessoas se unem… Há aqueles que, entre nós, para cumprir com tal chamado divino, arriscam e até doam suas próprias vidas. Um destes ícones é o nosso analista ambiental WELLINGTON PERES, que, na data de hoje, nos deixa e eternaliza seu nome na galeria de Heróis do ICMBIO. Assim, com pesar que informamos o seu falecimento, rogando a Deus que console e conforte nossos corações, de todos seus familiares e amigos, nesse difícil momento.

WELLINGTON sofreu um acidente na manhã do dia 21 de agosto de 2020, em combate a incêndio no entorno do Parque Nacional das Emas em Goiás, quando ele e a sua equipe foram surpreendidos por uma abrupta mudança de direção do vento, que fez com que as chamas do incêndio o atingisse. Ele sofreu queimaduras em 80% do corpo. Foram dias de internação na UTI do Hospital lutando contra esses graves ferimentos, que hoje custaram sua vida.
Wellington faleceu com 41 anos, deixando sua esposa Valéria e dois filhos, Lorena (13 anos) e Larissa (7 anos).

Descanse em paz Guerreiro.

Com o sacrifício da própria vida, sua atitude e memória jamais serão esquecidas no ICMBIO, pois representam todo o esforço, coragem e ímpeto. Lutou o bom combate, guardou a fé e terminou a carreira.

Nota da Semad:

Foi com extremo pesar que recebemos nesta noite a triste notícia de que o analista ambiental Wellington Fernando Peres Silva, do ICMBio, acabou falecendo em decorrência de queimaduras sofridas enquanto combatia incêndio no Parque Nacional das Emas, em Chapadão do Céu, no último dia 21 de agosto.

Aos familiares, nossas sinceras condolências por perderem esse verdadeiro herói que sempre trabalhou na defesa e na proteção do meio ambiente.