Luto

Morre José Mendonça Teles, aos 82 anos

O escritor José Mendonça Teles morreu na noite deste sábado (28), aos 82 anos. Ele estava…

O escritor José Mendonça Teles morreu na noite deste sábado (28), aos 82 anos. Ele estava internado há uma semana no Hospital do Rim, em Goiânia, para se tratar de uma broncopneumonia, doença que surgiu em decorrência do Mal de Parkinson.

José Mendonça Teles nasceu em Hidrolândia no dia 25 de março de 1936. Filho de João Alves Teles e Celuta Mendonça Teles. Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Goiás, onde lecionou durante 33 anos, recebendo, em 2003 o título de Doutor Honoris Causa.

Presidente do Instituto Histórico e Geográfico de Goiás durante 12 anos e presidente da Academia Goiana de Letras por 10 anos. Além de ex-secretário de Cultura de Goiânia e ex-presidente do Conselho Estadual de Cultura de Goiás, foi historiador, poeta, contista, cronista, ensaísta, dicionarista e jornalista, e autor de 33 livros relacionados com a cultura goiana, entre eles Vida e Obra de Silva e Souza, A Imprensa Matutina, General Curado – Estudo Biográfico, A Cidade do ÓcioDicionário do Escritor Goiano.

Além de autor da letra do Hino Oficial de Goiás, José Mendonça Teles coordenou vários projetos culturais goianos, entre eles o projeto resgate, idealizado pelo Ministério da Cultura, que trouxe para Goiás, micro-filmados, documentos goianos existentes no Arquivo Ultramarino de Lisboa, no período de 1731 a 1822. O escritor pertenceu a várias instituições culturais do país, com várias condecorações e medalhas, entre elas a Medalha João Ribeiro, da Academia Brasileira de Letras.

Em nota, o Governador do Estado de Goiás, José Eliton, lamentou o falecimento do escritor, que deixou um incontestável legado cultural para Goiás e para o Brasil.  “O escritor deixa as filhas Alessandra e Geovana, seis netos e um bisneto. Mas também deixa 7 milhões de goianos que reverenciam e admiram sua obra e legado para a cultura do nosso Estado. Hoje e eternamente, José Mendonça Teles é e sempre será a referência na cultura e literatura de Goiás”, diz a nota.