Grito dos excluídos

Movimentos sociais e sindicatos organizam manifestação para o dia 7 de setembro em Goiânia

Ocorrerá no feriado de 7 de setembro, Independência do Brasil, o 4° Tsunami da Educação…

Centrais sindicais realizam manifestação contra a reforma da previdência (Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo)
Centrais sindicais realizam manifestação (Foto: Nelson Antoine/Estadão Conteúdo)

Ocorrerá no feriado de 7 de setembro, Independência do Brasil, o 4° Tsunami da Educação e Grito dos Excluídos. A concentração está prevista para as 8h30, na Catedral Metropolitana de Goiânia, que fica na Rua 10, no setor Central.

Desta vez, os manifestantes saem às ruas em defesa da Amazônia, educação, moradia, serviços públicos, aposentadoria, ciência e tecnologia, emprego e também pela saúde pública.

Na última quinta-feira (5), em ato de ocupação na Universidade Federal de Goiás (UFG)Diretório Central dos Estudantes da UFG (DCE-UFG) convocou os estudantes a participar também da manifestação. Um grupo de cerca de 100 estudantes estão reivindicando a convocação de uma assembleia universitária, recontratação dos funcionários terceirizados e a normalização no pagamento de bolsas de extensão, monitoria e pesquisa.

Entidades como a União Nacional dos Estudantes (UNE), União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), Associação Nacional de Pós-graduandos (ANPG) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado de Goiás (Sintego) confirmaram participação no ato na capital. Além de Goiânia, outras 161 cidades do país também devem se mobilizar.