INÉRCIA

MP aciona prefeitura de Mineiros para garantir eficiência na fiscalização ambiental

MP demandou que a cidade julgue administrativamente as autuações não prescritas, iniciando das mais antigas para as mais novas

MP aciona prefeitura de Mineiros para garantir eficiência na fiscalização ambiental
MP aciona prefeitura de Mineiros para garantir eficiência na fiscalização ambiental (Foto: Google Street View)

O Ministério Público de Goiás (MPGO) acionou o município de Mineiros para que a prefeitura otimize sua eficiência na sua atuação fiscal ambiental em ilegalidades ocorridas há vários anos. A ação foi proposta pelo promotor Marcelo Machado de Carvalho Miranda por causa da inércia da administração municipal.

De volta a ação, o MP demandou que a cidade julgue administrativamente as autuações não prescritas, iniciando das mais antigas para as mais novas. A orientação é pela seguinte forma:

  • Prazo de 1°/10/2023 para julgamento das autuações lavradas nos anos de 2018 e 2019, iniciando-se obrigatoriamente pelas autuações de 2018, prazo dentro do qual deve também ocorrer a comprovação da obrigação;
  • Prazo de 1°/4/2024 para julgamento das autuações lavradas em 2020 e 2021;
  • Prazo de 1°/10/2024 para o julgamento das autuações lavradas em 2022 e 2023;
  • Prazo de 1°/4/2025 para o julgamento das autuações lavradas em 2024.

Além disso, o promotor Marcelo requereu que seja determinada a apresentação de relatórios mensais sobre a evolução dos julgamentos e a imposição de multa, caso de comprovação fora dos prazos estabelecidos.

Inércia

Marcelo Machado justifica que constatou a inércia do município, por meio de sua Secretaria do Meio Ambiente, na promoção de julgamentos de autuações ambientais lavradas pelo órgão. Por isso, instaurou procedimento administrativo para acompanhar a atividade de fiscalização e julgamento das autuações por infrações administrativas ambientais.

Ainda segundo ele, a pasta julgou somente 63 autuações de 2013 a 2016. Neste último ano citado, o MPGO recomendou a regularização dos julgamentos por infrações administrativas, recebendo como resposta do município a falta de quadro de pessoal para a tarefa. O município, então, se propôs a adotar as medidas necessárias, o que não ocorreu, motivando o ajuizamento da ação.

Prefeitura de Mineiros

O Mais Goiás procurou a prefeitura de Mineiros para comentar sobre a ação do MP. Até o momento, o município ainda não foi notificado. Ele só irá se manifestar após tomar conhecimento do processo.