RECOMENDAÇÃO

MPGO recomenda ao Estado restruturação da delegacia de São Miguel do Araguaia

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou providências ao Estado em relação a Delegacia de…

MP recomenda ao Estado resolver problema de deterioração de delegacia de São Miguel do Araguaia
MP recomenda ao Estado resolver problema de deterioração de delegacia de São Miguel do Araguaia (Foto: Reprodução - MPGO)

O Ministério Público de Goiás (MPGO) recomendou providências ao Estado em relação a Delegacia de São Miguel do Araguaia, que está deteriorada e com falta de pessoal. Segundo o relatório, o estabelecimento tem graves irregularidades na estrutura física, além armazenamento inadequado dos bens apreendidos, como armas.

Ainda segundo o promotor Rafael Correa Costa também falta contingente policial, o que impacta na capacidade de atendimento e prestação de serviço público. Desta forma, o MP requereu:

  • designação, no prazo de 10 dias, de policiais para reforço do efetivo da delegacia de forma permanente e exclusiva;
  • que seja mantido em atuação na unidade ao menos o seguinte efetivo policial, até o julgamento final da demanda: um delegado, dois escrivães e três agentes de polícia;
  • designação, no prazo de 10 dias, de força-tarefa de ao menos dois servidores para realizar imediatamente o registro, catálogo e organização de todas as armas, drogas e veículos apreendidos, com fim de viabilizar o posterior encaminhamento adequado dos objetos;
  • e, no prazo máximo de 30 dias, que seja providenciada a retirada de todos os veículos, armas e drogas que atualmente estão na delegacia, encaminhando os objetos que se encontram pendentes de perícia à respectiva unidade de Polícia Técnico-Científica, bem como encaminhando para destinação final os que já foram periciados ou não necessitam de tal providência.

Para Rafael, existe o “absoluto descaso do Estado com a situação estrutural da Delegacia de Polícia de São Miguel do Araguaia, que, atualmente, funciona em prédio absolutamente inadequado e em avançado estado de deterioração”. Assim, ele também demanda ao Estado promover uma reforma emergencial do local ou providenciar a transferência da unidade para um outro imóvel, bem como uma viatura caracterizada e adequada para a localidade, com, no mínimo, tração 4×4.

Polícia Civil

Ao Mais Goiás, a Polícia Civil informou que o Estado implantou uma força-tarefa a fim de implementar a reconstrução de várias delegacias de polícia, “estando a Delegacia de São Miguel do Araguaia incluída neste cronograma”. A data do cronograma não foi informada. Além disso, informa que está em busca de um terreno novo para a construção de uma nova sede para a delegacia da cidade.

“A Polícia Civil informa que o Estado de Goiás implantou uma força-tarefa a fim de implementar a reconstrução de várias delegacias de polícia. A PCGO tem efetuado a reforma e reconstrução de inúmeras unidades espalhadas pelo Estado, a exemplo das Delegacias da Mulher, que vêm sendo reestruturadas, além de várias outras unidades inauguradas nos últimos meses, como a Delegacia de São Simão, Central de Flagrantes de Trindade, Delegacia de Divinópolis, DP e Deam da Cidade de Goiás, entre outras. Em Goiânia, está em fase final as tratativas para construção da Cidade da Polícia, que abrigará as delegacias especializadas estaduais e a Administração Superior da PCGO. Devido ao longo período, em anos anteriores, em que as delegacias ficaram sem investimento para reformas e reconstruções, a PCGO vem paulatinamente efetuando obras, embora não seja possível implementar, simultaneamente, a reforma de todas as unidades espalhadas pelo Estado, por razões orçamentárias. Contudo, a Polícia Civil elaborou um cronograma de planejamento e execução de reconstrução ou reforma de todas as suas unidades policiais no interior goiano, estando a Delegacia de São Miguel do Araguaia incluída neste cronograma. No momento, a PCGO está em busca de um terreno novo para a construção de uma nova sede para a delegacia de São Miguel.”