Investigação

Mulher é presa após denúncia de maus-tratos contra jabutis, cães e gatos, em Goiânia

A suspeita tinha a guarda irregular do animal silvestre e mantinha todos os bichos presos e sem alimentação

Uma mulher, de 31 anos, foi presa em flagrante após denúncia de crime de maus-tratos a animais, nesta quinta-feira, no Setor Universitário, em Goiânia. A Polícia Civil de Goiás, em conjunto com o Grupo de Proteção Animal (GPA/Dema), investiga a mulher por suspeita de também ter guarda irregular de animal silvestre.

A investigada tinha quatro cachorros e um jabuti em seu imóvel, que estavam presos e em estado de abandono, de acordo com a denúncia. Depois de apurar a denúncia, a polícia solicitou à mulher que cortasse o mato alto da residência e encontrou uma grande quantidade de fezes no local.

Simelli Lemes, delegada que representa o caso, disse que os animais estavam em uma situação deplorável. “Os animais não tinham água e a ração estava jogada no chão, provavelmente colocada naquele dia, já que os vizinhos estavam alimentando os animais pelo muro”, afirma.

Na residência, foram encontrados quatro cães e um gato, desnutridos e cheios de carrapato. Além disso, foram resgatados três jabutis que também não tinham acesso a alimentação. A mulher disse que mudou de endereço havia dois meses e que, por isso, não conseguia mais alimentar os animais com frequência.

A delegada destacou que, apesar de os animais estarem em estado de precariedade, a residência da suspeita era limpa e organizada. A mulher foi presa em flagrante e levada para a delegacia. Os jabutis foram levados para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), os quatro cães foram levados para a UPA Veterinária do Município de Goiás, e o gato, internado em uma clínica.

A polícia informou que, após o atendimento médico, os animais serão levados para o Centro de Zoonoses e precisarão de lar temporário. A mulher pode ser condenada a cumprir até sete anos de prisão pelos três crimes.