ERRO DE DIGITAÇÃO

Mulher que quer se chamar ‘Lei’ procura Justiça para alterar registro

Cartorária mudou nome da mulher sem que ela soubesse

Agricultora que se chama 'Lei' luta para manter nome após erro em novo registro em Goiás
Agricultora que se chama 'Lei' luta para manter nome após erro em novo registro em Goiás

A agricultora Lei de Moreira da Costa, de 47 anos, procurou um mutirão da Justiça Itinerante após o nome dela ser alterado em um novo registro da certidão de nascimento, em Goiás. Embora seu nome seja “Lei”, a mulher percebeu que, no cartório, o nome dela foi alterado para “Leide” sem que ela soubesse.

“As pessoas às vezes acham que não é nada, mas pra mim é muita coisa que tá em jogo. Tem muita coisa que preciso, quero fazer, mas não posso enquanto eu não regularizar. Eu não casei e nem posso tomar a santa ceia na igreja por isso”, explicou Lei.

Apesar de gostar e se sentir única com o nome, a mulher só percebeu que se chamava “Lei” depois dos 18 anos, enquanto fazia a identidade. De acordo com a mulher, ao invés de ser registrada como “Leide”, houve um erro de digitação e a agricultora foi registrada como “Lei de”.

“Aquelas máquinas de datilografia eram muito ruins, elas davam espaço. Acho que foi isso que aconteceu com o meu nome. Na hora que eles foram digitar na máquina, deve ter dado um espaço, eles não perceberam e ficou”, detalhou.

Alteração

Após perder a carteira de identidade, a agricultora procurou o cartório para conseguir uma cópia da certidão de nascimento. Porém, Lei disse que uma funcionária do local se recusou a entregar o documento para ela.

Depois de entender que o nome havia sido registrado com um erro de espaçamento, a cartorária fez o registro da mulher com o nome “Leide” sem que ela soubesse. No entanto, a alteração impactou a vida da agricultora, uma vez que todos os documentos dela estão grafados como “Lei”.

“Todos os meus documentos são como ‘Lei’. Eu não acho que tenho que retroceder, não. Eu tenho que seguir em frente. Todos os meus documentos estão em lei, então eu não vou voltar pra “Leide”, não”, afirmou.