CadÚnico

Mutirão do Cadastro Único é realizado em Aparecida de Goiânia

Começa nesta quarta-feira (30) o mutirão de recadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) para famílias que…

Imagem registrada antes da pandemia de uma pessoa realizada o cadastro do CadÚnico
Auxílio Brasil vai atender pessoas que estão no CadÚnico - veja como se inscrever (Foto: Reprodução / Rodrigo Estrela)

Começa nesta quarta-feira (30) o mutirão de recadastramento no Cadastro Único (CadÚnico) para famílias que moram em Aparecida de Goiânia, na Grande Goiânia. Os atendimentos serão feitos até esta sexta-feira (1º/11), entre 8h e 17h. Os interessados devem ir ao Centro de Cultura e Lazer José Barroso, antigo Rodeio Show, no Setor Village Garavelo.

O CadÚnico permite que as famílias sejam inseridas em programas sociais como Bolsa Família, Minha Casa Minha Vida, o Benefício de Prestação Continuada (BPC) do idoso e da pessoa com deficiência, e o ID Jovem. Além de possibilitar isenção na taxa de concursos públicos, enem, e descontos em tarifas de energia e telefone. As famílias que já fazem parte de programas vão poder atualizar os dados do cadastro durante o mutirão. 

Quem pode se inscrever?

Segundo o Ministério da Cidadania, podem se inscrever no Cadastro Único as famílias com renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa (cerca de R$ 499) ou com renda mensal total de até três salários mínimos (R$ 2.994). Quem mora sozinho também pode se cadastrar, pois são consideradas pelo Ministério como indivíduos que constituem famílias unipessoais.

As pessoas que vivem em situação de rua (sozinhas ou com família) também têm direito a realizar o cadastro. O caminho é procurar algum posto de atendimento da assistência social e perguntar como fazer para ser incluído no Cadastro Único.

Documentação

Os interessados devem comparecer ao mutirão levando seus documentos pessoais e dos demais membros da família que moram na mesma casa. Para pessoas maiores de 18 anos, a documentação exigida é: certidão de nascimento ou casamento; RG e CPF; carteira de trabalho, último comprovante de renda (contracheque se tiver carteira assinada ou se for servidor público); título de eleitor; e comprovante de endereço em nome de algum membro da família. Pessoas que moram de aluguel devem apresentar o contrato.

No caso de integrantes da família menores de 18 anos, os pais ou responsáveis devem levar a certidão de nascimento e a declaração escolar do ano atual dos estudantes da residência.

 *Thaynara Cunha é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Hugo Oliveira