Risco de rompimento

Nível de água de represa cai após obra, em Goiânia

O nível de água da barragem localizada na Avenida Samambaia, próximo à Faculdade de Agronomia…

Parte da Av. Samambaia, em Goiânia, precisou ser interditada na manhã desta segunda-feira (24), sob risco de rompimento de uma represa. (Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal)
Parte da Av. Samambaia, em Goiânia, precisou ser interditada na manhã desta segunda-feira (24), sob risco de rompimento de uma represa. (Foto: Divulgação/Defesa Civil Municipal)

O nível de água da barragem localizada na Avenida Samambaia, próximo à Faculdade de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG), diminuiu com a abertura de uma vala para realizar o escoamento da água. Segundo a Defesa Civil, que acompanha a situação no local, foi feita uma fenda de 2 metros de largura e 80 centímetros de profundidade.

Ainda segundo o órgão, com a obra, o espelho d’água da represa caiu 40 centímetros. A barragem conta com dois extravasores – mais popularmente conhecido como “ladrões” – de 1,10 metros, mas ambos estavam entupidos, segundo a Defesa Civil. Com isso, não havia o escoamento normal da água, o que ocasionou a cheia da represa e o alto risco de rompimento.

Em entrevista ao Mais Goiás na tarde da última segunda-feira (24), o secretário de Infraestrutura Municipal, Dolzonan Mattos, afirmou que os custos do serviço iriam ser repassados ao proprietário da terra onde está localizado a barragem. A obra ocorreu após sugestão da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e aval da procuradoria-geral do município.

Ainda não há previsão de quando a via será desinterditada. A partir da próxima segunda-feira (2/3), trabalhos serão realizados para a reconstituição da obra necessária para o desentupimento da via.