SOCIAL

Novos conselheiros tutelares de Goiânia iniciam trabalho nesta semana

Em Goiânia, cada região — Campinas, Centro-Sul, Leste, Noroeste, Norte e Oeste — elegeu cinco conselheiros tutelares e cinco suplentes

Conselheiro tutelar de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia - Divulgação)

Os novos conselheiros tutelares de Goiânia iniciaram os trabalhos nesta quarta-feira (10). Ao todo, 30 titulares e 30 suplentes foram eleitos, em outubro do ano passado, para um mandato de quatro anos (2024 a 2028). Os novos gestores passam a atuar nos seis conselhos distribuídos nas regiões Centro-Sul, Oeste, Noroeste, Norte, Leste e Campinas.

Os novos membros dos Conselhos Tutelares de Goiânia foram diplomados no dia 15 de dezembro de 2023, em cerimônia realizada no Auditório VI da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás).

Os conselhos tutelares funcionam de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, domingos, feriados e período noturno, o atendimento é realizado por meio de plantão. São atendidas crianças e jovens, na faixa etária de zero a 18 anos, e em caráter especial até 21 anos.

Para que serve um conselheiro tutelar?

Os conselheiros tutelares têm como principal função zelar pelos direitos de crianças e adolescentes, atuando em casos de vulnerabilidade, negligência, abuso ou violação de direitos.

Além disso, os conselheiros tutelares realizam atendimentos, aconselhamentos e encaminhamentos, fiscalizam entidades que atendem essa população e mobilizam a comunidade para a conscientização sobre a importância da proteção dos direitos infantojuvenis, conforme estabelecido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Em Goiânia, cada região — Campinas, Centro-Sul, Leste, Noroeste, Norte e Oeste — elegeu cinco conselheiros tutelares e cinco nomes para serem suplentes.