QUEDA

Número de passageiros de transporte público em Aparecida cai 41,2%

O número de passageiros no transporte coletivo caiu 41,2% em Aparecida na comparação com o…

Ônibus vão circular sem redução de frota no feriado em Goiânia, diz CMTC (Foto: Jucimar Sousa - Divulgação)
Ônibus vão circular sem redução de frota no feriado em Goiânia, diz CMTC (Foto: Jucimar Sousa - Divulgação)

O número de passageiros no transporte coletivo caiu 41,2% em Aparecida na comparação com o início do ano passado, antes da pandemia. No dia 9 de março de 2020, a Rede Metropolitana de Transporte Coletivo (RMTC) validou 124.676 bilhetes no município. Na sexta-feira (23), foram 73.285 validações.

A RMTC diz que não é uma queda ocasional e que a redução no número de usuários já é uma tendência consolidada. Na última quinta-feira (19), por exemplo, a RMTC registrou volume 44,4% menor em relação a 2020. Na quarta-feira (18) da semana passada, o percentual de redução foi de 44%.

Parte da queda pode ser atribuída a pessoas que buscam escapar das aglomerações nos terminais e nos veículos. Um dos problemas mais complexos desde o início da pandemia de Covid-19 foi o de evitar que os ônibus do transporte coletivo ficassem abarrotados.

O zelador Jovair Santos, de 65 anos, passou a não usar mais o transporte coletivo sempre que possível. Ele relata que passou a fazer a viagem do Garavelo até o Setor Bueno, em Goiânia, onde trabalha em um condomínio, de carona. Por vezes, até de bicicleta. “Se antes já era complicado, agora ficou mais difícil ainda”, afirma.

Queda de número de passageiros na Região Metropolitana

A comparação é feita com o periodo anteior às medidas de combate à pandemia adotadas em Goiás. A partir das medidas restritivas, houve queda no número de usuários em toda a Região Metropolitana.

Em Goiânia, por exemplo, a queda registrada foi de 42,5%. A demanda foi de 289.481 passageiros, ou seja, 232.482 menos que no dia 9 de março.