SETEMBRO AMARELO

“O paraquedismo salvou a minha vida”, relembra terapeuta

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. Nesta data, a terapeuta ocupacional Rejane…

“O paraquedismo salvou a minha vida”, relembra Rejane Damaceno durante o Setembro Amarelo
“O paraquedismo salvou a minha vida”, relembra Rejane Damaceno durante o Setembro Amarelo (Foto: Divulgação)

Setembro Amarelo é o mês de prevenção ao suicídio. Nesta data, a terapeuta ocupacional Rejane Damaceno, 37 anos, relembra como o paraquedismo salvou a vida dela. “Eu renasci no meu primeiro salto”, revela.

Rejane lembra que em 29 de agosto de 2020 foi o dia em que ela decidiu que daria um fim à vida dela. A terapeuta revela que estava em um quadro de depressão, mas que sempre teve o plano de saltar de paraquedas, então ainda faria isso.

“Na minha lista de coisas a fazer antes de morrer, estava saltar de paraquedas. Pensei, então, que esse seria o plano perfeito: eu iria ter a experiência e, como não achava que o esporte fosse seguro, imaginei que o equipamento falharia e as pessoas pensariam que teria sido um acidente”, conta.

Depois de procurar um centro de paraquedismo em Anápolis, onde vive, ele se preparou para realizar, ao menos, o desejo de saltar. O resultado a surpreendeu positivamente e ajudou a mudar sua vida.

“Quando eu comecei a queda livre, em menos de um segundo, eu senti que estava voando; foi a melhor sensação da minha vida, de liberdade, de ver o mundo. Ao ver aquele céu azul, pensei: meu Deus, que coisa perfeita, nós não somos nada diante da grandeza de Deus”, narrou.

Segundo ela, quando pousou a adrenalina estava “a mil” e ela já tinha outra certeza, a que iria viver e saltaria novamente. “Comecei o curso de paraquedismo e o esporte mudou a minha vida: emagreci 20 quilos, meu trabalho deslanchou, minha vida pessoal melhorou, é incrível! Eu digo que o paraquedismo salvou a minha vida. Eu renasci no meu primeiro salto.”

Rejane, inclusive, lançou o projeto “Um salto para a vida” para chamar atenção sobre o tema e conscientizar as pessoas. No último dia 4 de setembro, 14 pessoas saltaram de paraquedas, em Anápolis, e formaram um laço no ar em alusão ao símbolo do Setembro Amarelo.

Vale citar, a campanha Setembro Amarelo, com o objetivo de prevenir e reduzir os números de suicídio, ocorre desde 2014 no Brasil. Ela é realizada pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) em parceria com o Conselho Federal de Medicina (CFM). Neste ano, mote do evento é “A vida é a melhor escolha”. Apesar de ocorrer durante todo o mês, 10 de setembro é oficialmente o Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.