Infraestrutura

Obras de drenagem na Vila Itatiaia devem ficar prontas ainda este ano

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra),…

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra), realiza obras de drenagem entre os setores Vila Itatiaia e Jardim Pompéia, na região Norte da capital. As obras de construção das galerias pluviais iniciadas em 2018 são frutos de uma parceria público-privada entre a Prefeitura de Goiânia e o Condomínio Világio Toscana. O objetivo é canalizar as águas das chuvas que descem do Setor Vila Itatiaia até a região do Setor Jardim Pompéia. As galerias também receberão as águas do sistema de drenagem do Condomínio Toscana.

Antes do início das obras, o fluxo das águas que descia da Vila Itatiaia causava erosões nas dependências do condomínio. As erosões foram reparadas e as águas direcionadas para uma espécie de bacia de contenção. Para evitar os transtornos, a Prefeitura de Goiânia formalizou um acordo onde o empreendimento fornece os materiais e a Prefeitura os equipamentos e mão de obra. Conforme o projeto feito pela Seinfra, a rede pluvial iniciada na região do Setor Jardim Pompéia deve atravessar a GO-080 e chegar até à Vila Itatiaia, por dentro do Condomínio.

Segundo o titular da pasta, Dolzonan da Cunha Mattos, a obra foi orçada em mais de R$ 1,3 milhão. “Essa obra é muito importante para o sistema de drenagem da região. Serão quase dois quilômetros de redes pluviais duplas, com tubos de concreto de 1,5m de diâmetro e 23 poços de visitas (PVs)”, disse. As obras iniciadas há 4 meses estão previstas para serem concluídas até o último semestre de 2019.

De acordo com o diretor de execução de obras públicas, Leodante Cardoso, cerca de 60% das obras já foram executadas. “Estamos trabalhando duro para terminar essas obras. Apesar das obras estarem dentro do prazo do cronograma, o secretário Dolzonan cobrou mais agilidade nos serviços. Por isso, acreditamos que terminaremos antes do prazo previsto”, declarou.

 

*Com informações da Prefeitura de Goiânia