7 DE SETEMBRO

Ocupação de leitos em Caldas no feriado foi de apenas 30%, diz prefeitura

O secretário de Turismo de Caldas Novas, Ivan Garcia Pires, afirma que a ocupação de…

Ocupação de leitos em Caldas no feriado foi de apenas 30%, diz prefeitura
Ocupação de leitos em Caldas no feriado foi de apenas 30%, diz prefeitura

O secretário de Turismo de Caldas Novas, Ivan Garcia Pires, afirma que a ocupação de leitos formais e informais na rede hoteleira do município foi 30% no feriado de 7 de setembro. Ele diz que 70% dos apartamentos dos hotéis estavam liberados para uso, além de 50% dos condohotéis. “Os condomínios que fazem aluguéis informais também puderam funcionar, mas foram avisados somente na quinta-feira (3). Ainda assim, boa parte funcionou”.

A ocupação de 30% dos leitos significa que o fluxo de turistas foi equivalente a dois terços do fluxo em um feriado típico do período pré-pandêmico. “Mesmo assim, movimentou bem a cidade, o comércio, deu uma boa sensação”, declara o secretário, satisfeito. “Além disso, a fiscalização foi intensa. E o pessoal da hotelaria está muito empenhado, também, para que a situação não retroceda. Eles, como os comércios, precisam prestar contas”.

O secretário lembra que estão proibidos eventos, saunas e ofurôs. “Mas, de resto, está normal, desde que não haja aglomeração e seja feito o uso de máscara”. Questionado sobre as notificações, ele revela que, no feriado, foram cerca de 15 somente. “As empresas têm respeitado, pois os alvarás podem ser cassados. E dentro dos hotéis têm estado tranquilo”,.

O secretário reconhece que houve aglomerações, mas pondera que foram pontuais. “Tivemos poucos pontos de desobediência, principalmente nos dois maiores parques da cidade, nas filas. Embora de máscaras, estavam muito próximos. Teve uma outra aglomeração, também”.

Outra impressão

Uma moradora da cidade, que pediu para não ter o nome divulgado, tem uma impressão diferente. Ela disse não ter visto aglomeração nas ruas, mas nos clubes, sim – e muita. “Os clubes estavam ‘super cheios’. Vamos ver, daqui uns dias, como vão ficar os hospitais”.

O vereador Silio Junqueira (PRTB) afirma que o domingo (6) parecia um feriado “normal” de antes da pandemia. Contudo, ele também não observou aglomerações nas ruas. “Dentro dos clubes não tive acesso, mas não posso dizer que vi nas ruas.”

O total de leitos formais e informais na cidade, segundo Ivan, é de 104 mil. Ele estipula que entre 30 mil e 35 mil tenham sido ocupados. A informação difere da impressão do vereador Silio, que acredita que a movimentação foi semelhante a de um feriado pré-pandemia do novo coronavírus – como dito acima.

Lado positivo

Também vereador, Rafael Moraes (PL) tinha em mente um número superior de ocupação: 80%. Contudo, ele reforça que pôde ver um turista muito consciente em Caldas. “Vi algumas filas em parques, mas todos de máscara. Nada que me chocasse. Poderia ter virado uma bagunça, mas não virou”, celebrou. “Mas é difícil não ter trânsito e fila, de modo geral.”

Mas Rafael prefere focar no lado positivo. “A cidade ficou muito feliz com o feriado. As pessoas estavam quebrando e esse turista matou o calda novense de alegria. O trabalhador ficou feliz, pousadas voltaram a contratar. A cidade está feliz. E a vigilância sanitária trabalhou muito também”, relata sobre a garantia do cumprimento às normas sanitárias.

Melhor viajar

A autônoma Hauzineth Moura do Nascimento viu a movimentação na cidade na sexta-feira (7) e resolveu ir viajar com a família. “Caldas funciona normalmente, só não permite aglomeração. A movimentação é muito grande nos clubes e pousadas.”

Por não ficar na cidade, ela não sabe dizer como foi o feriado. “Além do mais, tenho evitado sair. Quase não tenho saído”, reforça.

Segundo boletim da Covid-19 de Caldas Novas, do dia 7 de setembro, a cidade confirmou 1.132 casos da doença e dois óbitos. Ao todo, 929 já se recuperaram.

Confira alguns vídeos enviados ao Mais Goiás: