CRIME AMBIENTAL

Operação encontra mais 1 mil hectares desmatados em fazenda de Cavalcante

Mais de mil hectares desmatados foram detectados em fazenda do município de Cavalcante por agentes…

Parte da área desmatada pertence a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, em Cavalcante (Foto: divulgação/Semad)
Parte da área desmatada pertence a Área de Proteção Ambiental (APA) Pouso Alto, em Cavalcante (Foto: divulgação/Semad)

Mais de mil hectares desmatados foram detectados em fazenda do município de Cavalcante por agentes da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) na sexta-feira (26). Proprietário do imóvel foi multado em R$ 2,124 milhões pelos 1.029 hectares de mata derrubada ilegalmente. Desses, 7,48 hectares pertencem à Área de Proteção Permanente (APA) Pouso Alto.

A denominada Operação Presença integra força-tarefa iniciada na última segunda (22). Mais de 20 pontos foram visitados, onde foram constatados sítios de mineração irregulares e desmatamentos. Um dos flagrantes ocorreu em propriedade do próprio prefeito de Cavalcante, Josemar Saraiva Freire, que emitiu licenças irregulares para permitir supressão de mata em suas terras. Na oportunidade, máquinas utilizadas para derrubada de árvores foram apreendidas”.

Na última quarta (24), mineração próxima da Chapada dos Veadeiros foi fechada. Lá, 11 máquinas usadas na extração irregular de minério foram apreendidas. Elas são avaliadas em R$ 2,6 milhões.