Judiciário

Parentes de 3º grau deverão ser afastados do Tribunal de Justiça

Inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) identificou que a presidência do Tribunal de…

A Justiça de Goiás revisou decisão judicial que condenou o ex-vereador de Piranhas, Dilson Silva Brás, por tráfico de drogas, e inocentou o político. (Foto: Divulgação/TJGO

Inspeção realizada pela Corregedoria Nacional de Justiça (CNJ) identificou que a presidência do Tribunal de Justiça de Goiás (TJ-GO) precisará fazer o afastamento de forma imediata de 29 interinos com parentesco. A justificativa é que a lotação ocorreu em cartórios extrajudiciais que estão vagos e que foram ocupados de forma interina.

A necessidade de afastamento foi constatada em inspeção realizada de 18 a 22 de novembro do ano passado. A alegação do TJ-GO é de que há um concurso em andamento para preenchimento de vagas nos cartórios.

A realização de concurso público foi uma recomendação do Conselho Nacional de Justiça à presidência do Tribunal. Foi pedido que as providências sejam tomadas num período de até 90 dias.

A corregedoria também indicou a necessidade de regularizar a entrega de declarações de bens e rendas de magistrados e servidores, incluindo-se os últimos cinco anos, devendo abrir procedimento disciplinar para os inadimplentes.

*Com informações do TJGO, do CNJ e do jornal O Popular