QUEM É ELE?

Quem é o pastor de Goiânia que disse que crianças podem ter culpa em casos de abuso

Caso ganhou repercussão com a divulgação de um vídeo na última terça-feira (30)

Polícia vai apurar fala de pastor de Goiânia que disse que crianças podem ter culpa em casos de abuso
Polícia vai apurar fala de pastor de Goiânia que disse que crianças podem ter culpa em casos de abuso (Foto: Reprodução)

O pastor Jonas Pimentel, líder da igreja evangélica Tabernáculo da Fé, ganhou notoriedade nos últimos dias por dizer que crianças abusadas sexualmente podem ser culpadas em alguns casos. Ele atua como líder na igreja Tabernáculo da Fé, em Goiânia, e chamou atenção até da apresentadora Xuxa Meneghel, que fez críticas ao religioso.

“Suas falas dão nojo, são repugnantes! Nesse exato momento, alguns bebês, crianças e adolescentes estão sendo abusados por pessoas que se acham no direito de satisfazer seus prazeres”, disse Xuxa. Um vídeo com os dizeres do religioso foi amplamente compartilhado na última terça-feira (30).

“Quando acontece o abuso de uma criança, a criança é também culpada porque ela deu lugar. Mas, olha só, isso é uma exceção, mas está dentro destes acontecimentos. Crianças também têm culpa, têm participação, mas não todos os casos. Eu quero deixar isso bem claro: a responsabilidade começa com a mãe e com o pai”, disse o homem na gravação.

Na quarta-feira (1º), por meio de seu advogado Leandro Silva, Jonas afirmou que o compromisso dele é lutar pelos princípios e valores tradicionais. O religioso disse, ainda, que “continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos, especificamente, a sexualização precoce que o mundo moderno impõe”.

Vale citar, a igreja de Pimentel, localizada na região oeste de Goiânia, já esteve envolvida em polêmica no passado. Em 2021, o pastor Joaquim Gonçalves Silva, então com 85 anos, foi alvo de investigação por abuso sexual e importunação contra mulheres que frequentavam o templo. Ele morreu naquele mesmo ano, vítima de complicações da Covid-19, antes da conclusão do caso.

Nota da defesa do pastor Jonas Felício Pimentel

“O pastor Jonas Pimentel manifesta-se sobre a polêmica ocorrida quando fez orientações aos fiéis sobre o cuidado com os filhos e afirmou que é responsabilidade dos pais ter seus filhos ao alcance dos olhos, somente perdendo contato visual deles quando situações absolutamente imperativas exigirem. Recomendou que é preciso evitar que filhos pernoitem em casa de parentes ou amigos. Nesse contexto, afirmou que isso evita oportunismos para pessoas más intencionadas que possam causar qualquer tipo de abuso a eles.

Foi nesse contexto de alerta para que pais e crianças não deem oportunidades para malfeitores, que foi extraído o recorte do vídeo. Para aquelas pessoas que se sentiram ofendidas, pedimos as nossas sinceras desculpas.

Contudo, pastor Jonas Pimentel e a Igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia reafirmam seu compromisso de lutar pelos seus princípios e valores, que são tradicionais, e continuará orientando e combatendo quaisquer formas de descuidos e violência contra as crianças e adolescentes, especificamente, a sexualização precoce delas que o mundo moderno impõe nas casas dos cristãos.

Igreja Tabernáculo da Fé de Goiânia, 1 de maio de 2024″