Matutina Meiapontense

Pesquisa sobre primeiro jornal de Goiás é selecionada para ser apresentada em Portugal

A pesquisadora goiana Alessandra Curado foi selecionada para apresentar um trabalho sobre o Matutina Meiapontense…

A pesquisadora goiana Alessandra Curado foi selecionada para apresentar um trabalho sobre o Matutina Meiapontense na Conferência Internacional de História do Jornalismo em outubro, em Portugal. O impresso foi o primeiro jornal de Goiás e teve tiragens entre os anos 1830 e 1834, em Pirenópolis.

Curado conta que se trata de um objeto goiano que pode ser apresentado a pesquisadores de todo o mundo. “Foi uma alegria muito grande quando recebi o e-mail da organização do Congresso informando que meu trabalho foi selecionado pela relevância histórica. Primeiro porque, enquanto pesquisadora acadêmica, minha intenção é que os trabalhos perpassem os muros da Universidade. Segundo, enquanto goiana e apaixonada pelo jornalismo e pela nossa história, esta será uma oportunidade excepcional para mostrar um pouco do nosso estado e sua riqueza cultural”, enfatiza.

“Eles viram relevância na pesquisa e querem me levar para apresentar lá”, diz a pesquisadora. “Estou aqui fazendo das tripas o coração para poder ir porque é uma viagem cara”, completa. Isso porque o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) informou que não há verba para auxiliá-la na viagem.

“O único incentivo que tive foi uma quantia de R$ 300 da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC) da Universidade Federal de Goiás (UFG). “A Universidade vive um momento de crise, fiquei até surpresa quando recebi o incentivo, apesar de pequeno”, ressalta.

O Congresso reúne pesquisadores do Brasil, Espanha, Inglaterra e Portugal e será realizado nos dias 3 e 4 de outubro em Lisboa.