OPERAÇÃO PIRATAS

PF desarticula rádios ilegais de Goiás que interferiam no aeroporto de Brasília

A Polícia Federal (PF) realizou, com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma ação…

PF desarticula rádios ilegais de Goiás que interferiam no aeroporto de Brasília
PF desarticula rádios ilegais de Goiás que interferiam no aeroporto de Brasília (Foto: PF)

A Polícia Federal (PF) realizou, com apoio da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), uma ação contra transmissões de rádios ilegais em Goiás que interferiram na comunicação do Aeroporto Internacional de Brasília. A Operação Piratas do Entorno ocorreu na terça-feira (19).

A ação cumpriu três mandatos de busca e apreensão nas cidades de Luziânia, Cidade Ocidental e Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, mas não houve prisões.

De acordo com o PF, os envolvidos vão responder pelos crimes de desenvolvimento clandestino de atividades de telecomunicação. A prática é punível com dois a quatro anos de prisão e pode ser aumentada, no caso de dano a terceiro. No texto legal, ainda há previsão de multa de R$ 10 mil.

A atividade “pirata”, segundo a corporação, causava problemas quando os pilotos das aeronaves se aproximavam da aterrissagem.

O Mais Goiás entrou em contato com o Aeroporto de Brasília para comentar o caso, mas a assessoria informou que quem opera a torre de controle e realiza as comunicações é a Força Aérea Brasileira (FAB). O portal enviou um e-mail à FAB e aguarda retorno.