PANE NO MOTOR

Piloto morre em queda de avião planador, em Formosa

Na tarde do último domingo (20), o piloto Nilor de Souza Mendes, 73 anos, morreu…

Piloto morre em queda de avião planador, em Formosa
(Foto: Reprodução TV Anhanguera)

Na tarde do último domingo (20), o piloto Nilor de Souza Mendes, 73 anos, morreu após a queda de um avião planador no Aeroporto Municipal de Formosa, no Entorno do Distrito Federal. A informação foi confirmada pelo subcomandante do Corpo de Bombeiros do município, aspirante Samuel Chaves Barreto Borges.

Nilor não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

Segundo relatos de testemunhas, o piloto preparava-se para pousar, quando perdeu o controle do planador. A queda do avião, que só comporta uma pessoa, ocorreu por volta das 15h30. O óbito do idoso foi constatado por uma equipe do Samu e o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML).

Testemunhas relataram ainda à Polícia Civil (PC) que Nilor comunicou, via rádio, que houve falha mecânica. Menos de um minuto depois, a aeronave caiu na pista. A Polícia Federal (PF) investiga o caso.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Mais Goiás (@maisgoias) em

O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) emitiu uma nota sobre o acidente. Confira na íntegra:

[olho author=””]

Investigadores do Sexto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VI), órgão regional do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA) localizado em Brasília (DF), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência envolvendo a aeronave de matrícula PT-POH, que aconteceu neste domingo (20) em Formosa (GO).

A Ação Inicial é o começo do processo de investigação e possui o objetivo de coletar dados: fotografar cenas, retirar partes da aeronave para análise, reunir documentos e ouvir relatos de pessoas que possam ter observado a sequência de eventos.

O objetivo da investigação realizada pelo CENIPA é prevenir que novos acidentes com características semelhantes ocorram. A necessidade de descobrir todos os fatores contribuintes garante a liberdade de tempo para a investigação.

A conclusão de qualquer investigação conduzida pelo CENIPA terá o menor prazo possível, dependendo sempre da complexidade do acidente.

[/olho]