EDUCAÇÃO

Plataforma apresenta clássicos literários aos estudantes goianos

Das ágoras da Grécia Antiga aos salões iluministas da Modernidade, as grandes obras literárias que…

Goiás lança aplicativo que ajudará na fiscalização das rodovias estaduais - governo - app - ferramenta
Governo oferece clássicos da literatura em PDF (Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

Das ágoras da Grécia Antiga aos salões iluministas da Modernidade, as grandes obras literárias que marcaram a humanidade durante os séculos poderão ser vistas pelos estudantes goianos nas telas digitais do computador e celular. Para estimular o hábito da leitura nos jovens, o Governo de Goiás lançou nesta terça-feira (20) o projeto Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento, que pretende integrar literatura e tecnologia ao apresentar renomadas obras de um jeito descomplicado.

Uma iniciativa é da Secretaria-Geral da Governadoria (SGG) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), em parceria com o Instituto Ética, o projeto é voltado aos estudantes do 1º ano do Ensino Médio da rede estadual. Por meio dele, textos de Platão, Homero, entre outros autores clássicos, são destrinchados pelo professor Clóvis de Barros Filho, um dos pensadores mais respeitados atualmente, em videoaulas diárias de 5 minutos cada.

Uma plataforma tecnológica permitirá acesso gratuito a livros, no formato PDF, e às videoaulas. A primeira obra será a Odisseia, de Homero. Cada livro é como se fosse uma nova fase de um jogo. Para passar para a próxima etapa é preciso preencher os requisitos da anterior.

Durante a solenidade de lançamento, realizada de forma restrita devido à pandemia, o secretário-geral da Governadoria (SGG), Adriano da Rocha Lima, que idealizou a implantação da iniciativa em Goiás, disse estar realizado por ver essa iniciativa inovadora sendo implantada na educação pública. “Trata-se de um projeto que auxilia na formação do jovem, de uma maneira muito completa, ao contribuir para a sua formação de valores e para o despertar do seu senso crítico”, refletiu.

Rocha Lima destacou a atualidade dos temas tratados nos clássicos e a importância desse conteúdo ser trazido para os dias atuais. “Traz a contextualização daquilo que foi discutido, às vezes, há séculos, para a atualidade, e em como podemos aplicar na nossa vida, na tomada de decisão”, destaca titular da Secretaria-Geral da Governadoria, Adriano da Rocha Lima

A secretária estadual da Educação (Seduc), Fátima Gavioli, agradeceu ao empenho de toda a equipe da Secretaria-Geral da Governadoria ao apresentar a ideia e ajudar a implementá-la. “Os professores da rede estadual de ensino abraçaram o projeto com muito carinho. Tanto que já temos 11 regionais de ensino onde ela está sendo encampada. Hoje, já contamos com o melhor ensino médio do país. Estamos avançando cada dia mais na formação dos nossos jovens”, pontuou Fátima.

O professor Clóvis de Barros Filho, que participou virtualmente da solenidade, agradeceu ao Governo de Goiás por possibilitar o seu acesso a jovens que pessoalmente ele não conseguiria acessar para transmitir tais conhecimentos. Contando com mais de 30 anos de dedicação à área educacional, Clóvis de Barros disse que são ações como essa que lhe permitem contribuir para ampliar a visão de mundo dos jovens estudantes, ao mostrar que temas discutidos por grandes pensadores há séculos, são perfeitamente aplicáveis ao contexto atual. “Promover o entendimento de obras consideradas complexas, mostrando sua aplicabilidade aos jovens é algo muito motivador”, alegou.

Secretários Adriano Rocha Lima (ao centro) e Fátima Gavioli assinam o projeto (Foto: Governo de Goiás)

Secretários Adriano Rocha Lima (ao centro) e Fátima Gavioli assinam o projeto (Foto: Governo de Goiás)

Proposta

Nesta fase inicial, o Leitura Todo Dia abrangerá 1.200 alunos em 30 escolas diferentes do Estado de Goiás. A estratégia é bastante simples: à medida que o aluno avança na leitura, pontos são acrescentados em sua biblioteca virtual. Esses pontos serão somados ao final de cada semestre, e aqueles com a maior pontuação serão premiados.

Além da plataforma gamificada e das videoaulas, a análise desses pensamentos clássicos pode desencadear discussões sobre temas da atualidade. Entre reflexões sócio-históricas e filosóficas sobre razão, verdade, conhecimento e ética os adolescentes irão percorrer o mesmo longo caminho do saber que grandes pensadores trilharam, mas, dessa vez, com a praticidade do smartphone e notebook.