'LEITURA TODO DIA'

Plataforma online incentiva alunos à leitura de obras clássicas em Goiás

Alunos do 1º ano do Ensino Médio terão, a partir desta terça-feira (20), acesso a…

Alunos do 1º ano do Ensino Médio terão, a partir desta terça-feira (20), acesso a uma plataforma online que visa estimular a leitura de obras clássicas, em Goiás. (Foto: Divulgação / MCTi)
Alunos do 1º ano do Ensino Médio terão, a partir desta terça-feira (20), acesso a uma plataforma online que visa estimular a leitura de obras clássicas, em Goiás. (Foto: Divulgação / MCTi)

Alunos do 1º ano do Ensino Médio terão, a partir desta terça-feira (20), acesso a uma plataforma online que visa estimular a leitura de obras clássicas, em Goiás. A iniciativa vai contar com vídeos de cerca de 5 minutos, além de games e debates acerca das obras de autores como Platão, Homero e outros. O programa será lançado na manhã de hoje e deve contemplar cerca de 1,2 mil estudantes de 30 escolas da rede pública estadual.

Chamado de ‘Leitura Todo Dia – Clássicos do Pensamento’, o projeto conta com uma plataforma gameficada – com vídeos e jogos. As aulas serão apresentadas pelo professor Clóvis de Barros Filho, com a mediação dos educadores da rede estadual de ensino. A ideia é estimular os estudantes à leitura, bem como melhorar os indicadores de ensino-aprendizagem.

A proposta é que seja lido um livro a cada dois meses e, ao término de cada obra, os estudantes devem participar de uma master class com o professor. As leituras e discussões serão sempre em torno de obras clássicas, mas com temas da atualidade, que possibilitam reflexões sócio-históricas, com debate sobre razão, verdade, conhecimento, ética, política, arte, religião e diversas outras temáticas.

Após a leitura, o conhecimento do aluno será medido por meio de uma plataforma gameficada. Funciona como um jogo: à medida que avança na leitura, soma pontos em sua biblioteca virtual. Esses pontos serão contabilizados ao final de cada semestre e poderão render prêmios para o estudante e para sua escola.

O projeto é uma parceria entre o Governo de Goiás, por meio da Secretaria Geral da Governadoria (SGG) e da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), e o Espaço Ética e não trará custos ao estado.