Segurança Pública

Polícia Civil lança plano estratégico para o período 2017/2022

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (27) no auditório  Asmego (Associação dos Magistrados do…

Em evento realizado na manhã desta quarta-feira (27) no auditório  Asmego (Associação dos Magistrados do Estado de Goiás), o delegado-geral da Polícia Civil de Goiás, Álvaro Cássio dos Santos, apresentou o novo planejamento da corporação, a ser implementado no período entre 2017 e 2022. O lançamento contou com a presença do titular da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP), Ricardo Balestreri, e de representantes de diversas entidades representativas de trabalhadores da categoria, como Ugopoci, Adpego, Appego, Sinpol e Sindepol.

Ao auditório, repleto de policiais civis e de alunos da Escola Superior da Polícia Civil, Álvaro ressaltou que o plano “é uma marca da transparência” com a qual se busca administrar a Polícia Civil. “Não por acaso, criamos a coordenação de modernização e planejamento composta por policiais civis altamente capacitados e competentes. Esse grupo esteve reunido com vários colegas, ouvindo opiniões, compilando sugestões e promovendo debates, para então finalmente chegarmos ao resultado apresentado hoje”, declarou.

O documento elaborado se alicerça em cinco políticas institucionais: Valorização do Ser Humano, Integração com a Sociedade, Aprimoramento da Inteligência e Investigação, Modernização, Foco no Planejamento e Controle. Com base nesses pontos foram traçados eixos e elaboradas estratégias que vão desde a adequação do efetivo da Polícia Civil, a implantação de uma política de valorização profissional, o aprimoramento da formação dos agentes, a modernização dos sistemas administrativos até a padronização da corporação.

Segundo o delegado-geral, o plano reúne o desejo comum de agentes, escrivães, papiloscopistas, delegados e demais agentes da corporação. “Existem setores responsáveis para o acompanhamento de cada meta. Estaremos analisando passo a passo nossas ações e buscando a eficiência para realizarmos tudo aquilo que foi estabelecido, nos prazos definidos”, explicou.

Já o gerente de Gestão e Planejamento Estratégico da PCGO, delegado Eraldo Augusco, ressaltou que o plano se trata da “mais moderna ferramenta de gestão”. “Esse momento de lançamento do planejamento estratégico não significa o início do plano, mas a continuidade de outras etapas já executadas, tais como organização de equipe de estudos, realização participativa de sugestões, elaboração de diagnóstico, impressão de materiais gráficos e também esse momento de divulgação”, ressaltou.

Ricardo Balestreri, por sua vez, teceu diversos elogios à Polícia Civil de Goiás, a qual comparou com corporações de países de primeiro mundo. Para ele, o lançamento do plano se trata de um evento histórico. “Marca claramente uma adesão da Polícia Civil a esses novos paradigmas da administração moderna, horizontalizada, fundada em valores, em grandes objetivos, grandes metas”, disse.

O secretário também falou sobre as dificuldade que o Estado enfrenta na área da segurança  pública, em especial a falta de efetivo policial. “Nem sempre nós conseguimos aquilo que gostaríamos. Temos que lutar diariamente pelas conquistas. A realidade do Brasil hoje — e Goiás faz parte do Brasil — é muito adversa”, declarou.

Outro problema abordado foi o crime organizado, que ameaça a sociedade de todo o País. “Diante disso precisamos lembrar o imenso e importante papel da Polícia Civil como ente por excelência investigativo”, declarou. “Ela se destina exatamente a investigar os mecanismos industriais que geram a violência e o crime.”

Justamente por ser parte das ferramentas para a superação dessas dificuldades, Balestreri disse estar orgulhoso de participar do lançamento daquilo que ele chamou de “uma semente para o futuro”. “A produção deste documento é um demonstrativo de que vocês têm consciência de que nós precisamos saber para onde caminhamos. Se não fosse assim, seríamos cegos guias de cegos”, acentuou.

 

Planejamento

O plano elaborado pela Polícia Civil é separado em cinco eixos temáticos. Cada um deles possui seus próprios objetivos e estratégias. Confira alguns detalhes:

Valorização do Ser Humano

Objetivo: Aprimorar a Política de Gestão de Pessoas
Estratégias: Adequar o efetivo da Polícia Civil; Implantar Política de Valorização Profissional; Aprimorar Formação e Capacitação; Garantir a Saúde do Policial Civil

Aperfeiçoamento da Logística

Objetivo: Otimizar a Gestão de Tecnologia da Informação
Estratégias: Desenvolver e Aprimorar Ferramentas de Gestão; Modernização Periódica do Parque Tecnológico

Objetivo: Suprir a Logística Operacional

Estratégia: Modernização Periódica da Frota e Provisão de Insumos; Modernização Periódica de Armamentos e Provisão de Insumos; Modernização Periódica de Equipamentos de Inteligência e Investigação e Provisão de Insumos; Suprir o Servidor de Equipamentos de Proteção Individual, Coletiva e de Instrumentos de Identificação; Fortalecer as Operações Policiais

Objetivo: Suprir a Logística Administrativa

Estratégias: Modernização Periódica do Parque Mobiliário; Prover Ininterruptamente Materiais de Custeio

Valorização do Ambiente de Trabalho

Objetivo: Modernizar as Unidades da Polícia Civil

Estratégias: Reestruturar as Unidades da Polícia Civil; Garantir a Conservação das Unidades; Construção da Cidade da Polícia; Expandir a Presença Física da Polícia Civil a Todo Estado

Modernização da Gestão

Objetivo: Modernizar a Gestão Administrativa

Estratégias: Reestruturar o Organograma Administrativo da Polícia Civil; Fortalecer a Cultura de Planejamento Estratégico; Modernizar Sistemas Administrativos; Fortalecer as Relações Estratégicas; Valorizar a Gestão por Competência e Perfil Vocacional

Objetivo: Fortalecer a Imagem Institucional

Estratégias: Aprimorar Mecanismos de Transparência; Fortalecer a Comunicação da Polícia Civil; Padronizar a Polícia Civil; Aproximar a Polícia do Cidadão

Objetivo: Garantir Sustentabilidade Orçamentária

Estratégias: Diversificar Fontes de Recursos; Incrementar a Receita Orçamentária; Aprimorar a Aplicação de Recursos

Apuração Penal

Objetivo: Aprimorar a Apuração Penal

Estratégias: Fortalecer as Ações de Inteligência; Aprimorar a Tenacidade das Ações Policiais; Integrar as Ações Operacionais; Reestruturar os Sistemas de Comunicação; Fortalecer as Ações Correicionais