OURO

Polícia destrói balsa em operação de combate ao garimpo ilegal no Rio Corumbá, em Pires do Rio

Garimpeiros fugiram e deixaram frascos de mercúrio para trás. Metal pesado é altamente poluente e serve para aglutinar fragmentos de ouro

(Foto: Divulgação / Polícia Militar)
(Foto: Divulgação / Polícia Militar)

Uma ação coordenada pelo Batalhão de Polícia Militar Ambiental (BPMAmbiental) resultou na destruição de balsa usada para a prática de garimpo ilegal de ouro ao longo do Rio Corumbá, em Pires do Rio-GO. As embarcação foi detectadas durante patrulhamento náutico e estava em plena operação. Garimpeiros, porém, avistaram a chegada das equipes e fugiram a pé na mata densa. Ninguém foi preso.

No local, policiais apreenderam frascos com mercúrio, metal pesado altamente poluente. O produto era utilizado na atividade para aglutinar pequenas partículas de ouro. Entretanto, a utilização pode contaminar solo, água e causar morte de animais, segundo a corporação.

Mais balsas

A segunda embarcação foi encontrada milhas adiante no curso do rio. Três indivíduos foram vistos na balsa, mas foram liberados após consulta, visto que tinham documentação regular.

A terceira balsa abordada durante a operação apresentava uma licença para pesquisa, porém não estava em operação no momento da abordagem. A documentação da embarcação estava em processo de trâmite na Agência Nacional de Mineração (ANM), o que impedia sua atividade legal.