SÃO PAULO

Polícia prende quadrilha especializada em roubo de caminhões e resgata quatro reféns em cativeiros

Uma quadrilha especializada em roubar caminhões foi presa na última quinta (21), no interior e…

Polícia prende quadrilha especializada em roubo de caminhões e resgata quatro reféns em cativeiros
Polícia prende quadrilha especializada em roubo de caminhões e resgata quatro reféns em cativeiros - (Foto: Policia Militar)

Uma quadrilha especializada em roubar caminhões foi presa na última quinta (21), no interior e na região metropolitana de São Paulo. Além disso, quatro pessoas que eram mantidas reféns em cativeiros foram resgatadas. De acordo com polícia, a quadrilha costumava levar os caminhões até a fronteira do Brasil com o Paraguai.

A operação em busca da quadrilha começou após um caminhão trator ser abordado na rodovia Assis Chateaubriand (SP-425), em Presidente Prudente. Uma empresa de rastreamento responsável pelo veículo havia informado aos policiais que o veículo havia sido roubado e o seu motorista sequestrado.

Questionado sobre a procedência do caminhão, o suspeito que o dirigia alegou ter sido contratado para ir até Presidente Prudente buscá-lo e levá-lo até a fronteira do país. O homem alegou, ainda de acordo com os policiais, que já havia realizado este procedimento em outras três oportunidades.

Diante da situação, o suspeito foi encaminhado para 1ª Delegacia de Investigações Gerais (DIG), da Divisão Especializada de Investigações Criminais (Deic) da cidade.

No local, ele complementou sua história e relatou que, ao chegar ao município, se hospedou em um hotel e que foi levado por duas pessoas até o local onde estava o caminhão.

Para comprovar a história, o homem apresentou seu celular com conversas e fotos dos veículos que havia dirigido. No aparelho, os agentes encontraram a imagem de uma outra carreta roubada, sendo verificado que o motorista deste veículo também estava desaparecido. As investigações ainda conseguiram descobrir que quatro motoristas haviam sido sequestrados nas ações criminosas.

O desfecho da história começou a se dar após a prisão de um casal suspeito de envolvimento no roubo dos caminhões. Eles foram abordados na rodovia João Batista Cabral Rennó (SP-225), na altura de Santa Cruz do Rio Pardo, e estavam no carro de um motorista que haviam conhecido por um aplicativo intermediador de caronas. Os suspeitos tiveram as bagagens revistadas, onde foram encontrados um revólver calibre 38, celulares, coletes refletivos e capacetes de proteção, que foram apreendidos para perícia.

Os dois passageiros foram detidos e o condutor do automóvel, em colaboração com a ação dos militares, informou o local onde buscou os suspeitos. Foi no endereço informado que os policiais, então, encontraram os quatro motoristas preso em cativeiro em uma área rural na cidade de Álvares Machado.

As quatro vítimas da quadrilha, todas do sexo masculino, foram imediatamente resgatadas. De acordo com relatos policiais, elas estavam apavoradas no momento da sua libertação e disseram estar presas há dias, sendo obrigadas a realizar as necessidades fisiológicas em pequenos baldes improvisados.

Na delegacia, por meio de fotografia, as vítimas, de acordo com a polícia, reconheceram os objetos localizados com o casal detido como sendo aqueles usados pelos criminosos que os renderam. Além disso, reconheceram o homem como sendo o principal roubador.

Mesmo após as primeiras prisões, a operação em busca do carro que havia levado o primeiro motorista detido para dirigir os caminhões continuou. O carro em questão foi abordado na cidade de Barueri (Grande São Paulo). O veículo era ocupado por três homens que foram detidos e levados à 1ª DIG, onde foram reconhecidos pelas vítimas. Além disso, na posse do trio foram encontradas uma aliança de ouro e uma faca, roubadas dos motoristas sequestrados.

Um caminhão localizado foi recolhido, passou por perícia e restituído. O mesmo ocorreu com alguns pertences das vítimas, como a aliança, a faca, um tablet, uma lanterna e seis celulares.

O caso foi registrado como roubo de veículo, sequestro e cárcere privado, associação criminosa e posse ou porte ilegal de arma de fogo de uso restrito.