TRANSTORNOS

Por segurança, comerciantes querem retirada de jamelões da W5 em Aparecida

Comerciantes da Avenida W-5, localizada no Setor Santa Luzia e Jardim Olímpico, em Aparecida, solicitam…

Jamelões no canteiro central da W5 em Aparecida
Jamelões na W5, em Aparecida de Goiânia (Foto: Arquivo Pessoal / Divulgação)

Comerciantes da Avenida W-5, localizada no Setor Santa Luzia e Jardim Olímpico, em Aparecida, solicitam à prefeitura que retire os jamelões plantados no canteiro central da via. Eles alegam que as plantas atrapalham a visibilidade e causam transtornos, inclusive acidentes.

A comerciante Maria Aparecida de Godoi afirma que as plantas cresceram muito e atrapalham a visibilidade de um lado para o outro da rua, além do comércio da região. “Além disso, os motoqueiros com tempo de chuva escorregam. Nesta época de seca cai muita folha, suja toda a avenida. Temos que remover o tempo todo. É um transtorno”, diz.

O presidente da Associação Comercial Industrial e Empresarial da Região Leste (Acirlag), Maione Padeiro, diz que já solicitou a retirada das árvores junto à secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida. Ele reforça que os jamelões causam, além da falta de visibilidade do comércio, problemas de segurança, como a queda de motoqueiros e deslizamento de carros.

“Provocamos a secretaria e falaram que está no cronograma. É uma demanda antiga e estamos no aguardo. Também solicitamos a revitalização na sinalização”, diz.

Resposta

A secretaria de Desenvolvimento Urbano de Aparecida informou, por meio de nota, que iniciou em 2019 a poda de árvores da espécie jamelão e também o plantio de novas espécies, como o ipê, em canteiros de avenidas onde há grades quantidades desta árvore para futura extirpação e substituição.

A pasta revela que aguarda o crescimento dos pés de ipês para realizar, assim, a remoção dos jamelões da avenida W-5, assim como ocorreu no Jardim Mont Serrat no início deste ano, garantindo maior segurança no trânsito das avenidas. A secretaria entende que os frutos das árvores quando caem e entram em contato com água, tornam a pista escorregadia.

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)

(Foto: Arquivo Pessoal)