Operação Laboratórios Premiados

Porangatu: Operação da PF mira investigados por desvio de recursos da Saúde

Nesta quarta-feira (27), são cumpridos 4 mandados de busca e apreensão em Porangatu e Goiânia

Fachada da prefeitura de Porangatu (Foto: reprodução)
Prefeitura de Porangatu (Foto: Reprodução)

Uma operação da Polícia Federal (PF) mira investigados por desvio de recursos públicos da área da Saúde de Porangatu. Nesta quarta-feira (27), na 2ª fase da Operação Laboratórios Premiados, são cumpridos 4 mandados de busca e apreensão na referida cidade e em Goiânia.

Em março de 2023, a PF e a Controladoria Geral da União (CGU) deflagraram a 1ª fase da Operação. O inquérito policial investigava contratações irregulares realizadas pela Prefeitura de Porangatu com supostos direcionamentos a clínicas de exames laboratoriais e de imagem do município.

À época, documentos e objetos apreendidos corroboraram com a investigação. Além disso, o material evidenciou a participação de integrantes da família da prefeita Vanuza Valadares (UB) na gestão da administração municipal, mesmo sem os familiares ocuparem um cargo formal na Prefeitura, o que gerou fortes indícios de prática de corrupção por parte de um deles.

Segundo a PF, os mandados cumpridos nesta quarta-feira (27) têm por objetivo coletar mais elementos de informação e provas, a fim de esclarecer os vínculos entre a chefe do Executivo e seus familiares com os empresários proprietários de clínicas e laboratórios que prestavam serviço no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em nota, A Prefeitura de Porangatu disse que, até o momento, não recebeu nenhum documento e nem policiais nesta quarta. .”Estamos a disposição de qualquer órgão de fiscalização e a imprensa para passar as informações sempre que requisitarem. Seguimos apoiando a apuração e logo será provado que os processos foram feitos com transparência e respeitando os recursos públicos”, diz o texto.