SEM ATRASO

Prefeitura de Goiânia diz que salário de servidores está em dia; médicos mantêm assembleia

"Pela legislação, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o pagamento dos salários deve ser realizado até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, conforme artigo 459", diz trecho da nota

Prefeitura de Goiânia diz que salário de servidores está em dia; médicos mantém assembleia
Paço Municipal de Goiânia (Foto: Prefeitura de Goiânia)

A prefeitura de Goiânia informou, por nota, uma nova posição sobre o caso do suposto atraso de salário dos trabalhadores credenciados da rede municipal de saúde. Apesar de manter o compromisso de sanar a situação em 48 horas, a gestão lembra que o pagamento não está atrasado, uma vez ele ocorrer no dia 30 seria uma antecipação.

“A atual gestão da Prefeitura de Goiânia assume o compromisso de antecipar o pagamento salarial mensalmente, para que os servidores recebam dentro do mês trabalhado. Pela legislação, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o pagamento dos salários deve ser realizado até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, conforme artigo 459”, diz trecho da nota.

Por causa do não pagamento no mês trabalhado, médicos da rede municipal agendaram para às 19h30 desta terça-feira uma assembleia geral para discutir a situação. A reunião será transmitida via Zoom. De acordo com o Sindicato dos Médicos de Goiás (Simego), além da questão salarial, também serão discutidas pautas, como a insuficiência de profissionais e a falta de condições de trabalho.

Problema no sistema

O pagamento ocorreria, normalmente, no último dia do mês. A prefeitura, todavia, informa que isto não ocorreu por conta de um problema no sistema que roda a folha de pagamento desses trabalhadores. “O problema está sendo sanado e dentro de no máximo 48 horas, os salários serão creditados nas contas.”

O Mais Goiás procurou o Simego, novamente, com a informação de que o pagamento ainda não está atrasado. A assessoria revelou que a assembleia vai continuar, pois existem outras pautas.

“A presidente do Simego, Franscine Leão, convoca todos os médicos vinculados à Secretaria Municipal de Saúde de Goiânia para participar da Assembleia Geral Extraordinária Permanente a ser realizada no dia 04 de julho de 2023, para deliberar sobre assuntos de interesse da categoria, incluindo as seguintes pautas: atraso no pagamento das remunerações devidas aos médicos; insuficiência de profissionais; falta de condição de trabalho; e outros assuntos de interesse da categoria”, diz publicação no Instagram.

Na rede social do sindicato ainda consta o atraso salarial como pauta (16h45).

Nova nota da prefeitura de Goiânia:

  • A atual gestão da Prefeitura de Goiânia assume o compromisso de antecipar o pagamento salarial mensalmente, para que os servidores recebam dentro do mês trabalhado.
  • Pela legislação, segundo a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), o pagamento dos salários deve ser realizado até o 5º dia útil do mês subsequente ao vencido, conforme artigo 459.
  • Diante dos problemas no sistema da folha de pagamento, que já estão sendo sanados, a Prefeitura trabalha para que os salários sejam creditados nas contas dos servidores da Saúde dentro de 48 horas, em cumprimento à lei.

Prefeitura de Goiânia