Capital

Prefeitura de Goiânia realiza campanha contra doação de esmolas

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou a…

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), lançou a campanha ‘Promova cidadania, não dê esmola’.

A ação, realizada em parceria com o Ministério Público do Trabalho em Goiás (MPT-GO), tem como objetivo alertar e conscientizar a população de que a prática de doar esmolas contribui para que adultos e crianças permaneçam em situação de mendicância.

Esse tipo de situação gera efeitos como evasão escolar, prostituição, exploração e violência contra crianças e adolescentes. A Prefeitura de Goiânia vai promover panfletagem em locais de grande fluxo de pessoas, como terminais de ônibus, além de veículos de comunicação da própria Prefeitura.

De acordo com a diretora do departamento de Proteção Social da Semas, Helizângela Alves do Nascimento, a maior preocupação dos organizadores da campanha é com as crianças. “Quando damos esmolas ou compramos produtos de menores nos sinaleiros, acabamos incentivando a permanência deles nas ruas e no trabalho infantil”, explica.

Segundo o gerente do Centro Pop de Goiânia, Wellington Carlos Pereira, o monitoramento feito pela Semas revelou que uma única família chega a colocar até 10 crianças para trabalhar vendendo doces ou pedindo esmolas nas ruas.

A população que deseja ajudar essas pessoas em situação de rua deve ligar para o Serviço Especializado em Abordagem Social (Seas), pelo telefone 3524-7389, assim que se deparar com algum pedinte.

*Juliana França é integrante do programa de estágio do convênio entre Ciee e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo