GOIÂNIA

Prefeitura passa a fornecer dieta líquida a pessoas que se alimentam por sonda, em Goiânia

A prefeitura de Goiânia anunciou que vai disponibilizar, a partir de agora, dieta líquida enteral…

Prefeitura passa a fornecer dieta líquida a pessoas que se alimentam por sonda, em Goiânia (Foto: Divulgação)
Prefeitura passa a fornecer dieta líquida a pessoas que se alimentam por sonda, em Goiânia (Foto: Divulgação)

A prefeitura de Goiânia anunciou que vai disponibilizar, a partir de agora, dieta líquida enteral para pacientes que não conseguem se alimentar pela boca. O programa foi lançado na última sexta-feira (2) e começou no setor Brisas da Mata, onde há 38 paciente cadastrados. Em seguida, vai alcançar bairros de outras regiões da cidade.

Acompanhado do secretário municipal de Saúde, o prefeito Rogério Cruz visitou pacientes que receberam a dieta. O programa recebeu o nome de “Prefeitura que Cuida em Casa”.

De acordo com o secretário de Saúde, Durval Pedroso, “até sexta-feira da próxima semana, todos os 469 pacientes cadastrados pelo municipio serão visitados e receberão a fórmula”.

Gabriel, dos Santos Gonzaga, de 19 anos, morador  do Residencial Brisas da Mata, foi um dos primeiros a receber a dieta. Ele nasceu com microcefalia e há dois anos se alimenta por sonda. Gabriel precisa ganhar peso para fazer uma cirurgia na coluna, depois poderá voltar a se alimentar pela boca.

A mãe dele, Sheila dos Santos Lima, comemorou a entrega em casa. “Dou graças à Deus e a todos vocês, esse programa vai facilitar muito a minha vida e também a do Gabriel, esse menino lindo que tenho e que é a minha vida”, disse.

Dieta e insumos

Junto com a dieta, a administração municipal frascos e equipos (mangueiras semelhantes às utilizadas para ministrar soro).

A prefeitura comprou 160 mil litros de dieta, quantidade suficiente para atender os pacientes por seis meses. Um novo processo de compra já está em andamento.

“Cuidar do cidadão é assegurar a ele que suas demandas mais urgentes sejam atendidas é o compromisso da prefeitura”, afirma Rogério Cruz.