Sistema prisional

Presídio Estadual de Anápolis é inaugurado

O Presídio Estadual de Anápolis foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (16), em cerimônia que…

O Presídio Estadual de Anápolis foi inaugurado na manhã desta sexta-feira (16), em cerimônia que contou com autoridades do município e do Estado. Segundo a Secretaria de Estado de Governo (Segov), na obra foram investidos R$ 19 milhões para a estrutura física e mais R$ 6 milhões em equipamentos e manutenção, recursos provenientes do programa Goiás na Frente.

Segundo a pasta, o presídio cria 300 novas vagas no sistema carcerário de Goiás. A unidade conta com módulo de administração, ambulatório de saúde, cozinha, refeitório, sala de aula, pátio de sol, área para atendimento psicológico e espiritual, galpões e guaritas de segurança. Durante a inauguração, o governador Marconi Perillo (PSDB) recomendou que todos os detentos de Anápolis sejam alojados no novo presídio.

Na visita da  presidente do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Supremo Tribunal Federal (STF), ministra Cármen Lúcia, à Goiás em janeiro deste ano, Marconi reforçou o compromisso de contratar 1.600 agentes prisionais, além dos 800 efetivados no ano passado. O governador estabeleceu algumas datas para a entrega de unidades prisionais em Goiás.

A primeira unidade prisional entregue neste ano foi o Presídio Estadual de Formosa, que também conta com 300 vagas. Na ocasião da visita da ministra, o governador firmou o compromisso de entregar as unidades de Águas Lindas e Novo Gama até julho e Planaltina, onde a construção foi recém iniciada, até novembro. A meta é que mais 1.588 vagas sejam abertas no sistema penitenciário.

Segundo a Segov, a previsão é de que no segundo semestre sejam entregues os presídios de Planaltina, com capacidade para 388 presos, e o de Novo Gama, que vai acrescentar mais 300 vagas ao sistema penitenciário goiano. Em relação à unidade prisional de Águas Lindas, a pasta não informou a previsão de entrega.