BENEFÍCIO

Problema com fornecedor atrasa em 18 dias entrega de cartões do Bolsa Estudo em Goiás

Cerca de 216 mil cartões do programa Bolsa Estudo que deveriam ser entregues às 40…

Problema com fornecedor atrasa em 18 dias o recebimento de cartões do Bolsa EstudoGoiás
Problema com fornecedor atrasa em 18 dias o recebimento de cartões do Bolsa Estudo de Goiás (Foto: Governo de Goiás)

Cerca de 216 mil cartões do programa Bolsa Estudo que deveriam ser entregues às 40 coordenadorias de ensino de Goiás até o dia 10 de janeiro chegaram na última sexta-feira (28), segundo a Superintendente de Organização e Atendimento Educacional, Patrícia Morais Coutinho. Ela explica que houve um problema com o fornecedor nas identificações com dos envelopes, que o obrigou a recolher os benefícios, mas que a situação já foi sanada. A expectativa é que todos os estudantes do ensino médio recebam até a próxima sexta (4).

De acordo com ela, os pagamentos de R$ 100 aos alunos da rede pública (contidos no cartão), contudo, ocorrem com os meses de referência fevereiro a junho e agosto a dezembro. Ela explica, ainda, que o aluno recebe o valor – a ser utilizado como cartão de crédito – um mês após o período de estudo. “Por exemplo, quem estudou em fevereiro, recebe até 10 de março.” Com isso, aqueles que estudaram em dezembro, já estão com o dinheiro na conta desde 10 de dezembro. Fevereiro, contudo, não tem benefício.

Desde a última sexta, explica Patrícia, ocorre a distribuição das coordenadorias para as escolas. As unidades de ensino de Aparecida de Goiânia e Rio Verde, segundo ela, já estão adiantadas nas entregas. Ela explica, também, que novos cartões devem ser confeccionados durante todo o ano. Isto ocorre, porque ainda são feitas matrículas e transferências – além dos novatos, têm aqueles que vieram do nono ano para o ensino médio. “Onde houver matrículas, há impressões de novos cartões”, destaca.

Inclusive, ela afirma que estão previstos mais 70 mil cartões em fevereiro. Em dezembro, antes das férias, foram 3 mil. “A estimativa é de, pelo menos, 233 mil cartões do Bolsa Estudo para alunos do ensino médio.” O benefício, segundo ela, é para todos, mas condicionado à frequência de 75%.

Cartão Bolsa Estudo

O Cartão Bolsa Estudo é um cartão de crédito. Segundo a superintendente, não é possível passá-lo como débito. Apesar disso, ele é aceito em qualquer local que use a bandeira dele.

Como mencionado, a orientação da secretaria de Educação de Goiás (Seduc) é a entrega para todos os alunos até a próxima sexta-feira. Contudo, isso depende da disponibilidade dos responsáveis, que precisam ir às escolas buscar o benefício e assinar um termo. As unidades de ensino, por sua vez, devem receber todos os cartões até esta quarta-feira (2).

“Claro que também da logística da escola. Tem algumas que tem 2 mil alunos. Talvez não consiga entregar para todos até sexta. Mas até amanhã os cartões já estarão em todas elas.”

Saiba mais detalhes com o “perguntas e respostas” do governo de Goiás:

Quem tem direito ao Bolsa Estudo?

Todos os estudantes matriculados no Ensino Médio da rede pública estadual de Goiás,
incluindo alunos do GoiásTec, EJA, EJATec e Socioeducativo.

Qual o valor do repasse mensal?

O Governo de Goiás vai repassar R$100 por mês letivo. Não haverá pagamento da Bolsa Estudo nos meses de janeiro e julho, que são períodos de férias.

O dinheiro só pode ser usado para alimentação?

Não. O crédito da Bolsa Estudo pode ser usado para qualquer fim, conforme a necessidade da família e do estudante.

Quais são os critérios para receber a Bolsa Estudo?

O repasse do benefício será disponibilizado todos os meses após a checagem dos dados
dos estudantes acerca dos seguintes critérios:

  • Frequência mínima de 75% em todas as disciplinas, mensalmente, sendo que o descumprimento da frequência por três meses ocasionará a suspensão do Bolsa Estudo;
  • Obter êxito na média escolar a cada bimestre, de nota 6, a partir de 1º de dezembro de 2021;
  • No ano de 2022, em caso de reprovação, o estudante do Ensino Médio da rede
    estadual não terá direito ao benefício no ano de 2023;

O valor depositado tem um prazo para ser utilizado?

Não. O valor pode ser acumulado ao longo dos meses e não tem um prazo para ser utilizado.

O estudante precisa fazer algum cadastro para receber o benefício?

Não. O pagamento da Bolsa Estudo é automático, desde que a matrícula esteja regularizada e o estudante cumpra todos os critérios listado acima.

Quando os cartões chegarão no meu município e na minha escola?

Os cartões já estão sendo distribuídos pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e serão entregues a todos os alunos do Ensino Médio da rede estadual até o fim de janeiro de 2022, nas unidades escolares.

Qual o tempo de duração do Programa Bolsa de Estudo?

O programa foi implantado em dezembro de 2021 e terá vigência até dezembro de 2023.