NEGLIGÊNCIA

Procon autua clínicas veterinárias por uso de medicamentos vencidos em Goiânia

Uma operação de fiscalização do Procon Goiás autuou duas clínicas veterinárias por uso de medicamentos…

Uma operação de fiscalização do Procon Goiás autuou duas clínicas veterinárias por uso de medicamentos vencidos e falta de condições adequadas para esterilização dos materiais utilizados nos procedimento
Procon autua clínicas veterinárias por uso de medicamentos vencidos em Goiânia (Foto: Procon Goiás)

Uma operação de fiscalização do Procon Goiás autuou duas clínicas veterinárias por uso de medicamentos vencidos e falta de condições adequadas para esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos. Segundo o órgão, alguns produtos estavam com a data de validade vencida desde 2014. A ação aconteceu nesta terça-feira (17), em Goiânia.

A ação ocorreu após denúncias relatadas pelo Conselho de Medicina Veterinária de Goiás (CRMV-GO). Em ambas clínicas, as equipes constataram o uso interno de medicamentos vencidos, como insulina e também testes para diagnosticar alergia nos animais. Também haviam ossos para cachorro fora do prazo de validade. Segundo a fiscalização, alguns produtos estavam com a data de validade vencida desde 2014, ou seja, há mais de oito anos.

As equipes ainda verificaram a falta de condições adequadas para esterilização dos materiais utilizados nos procedimentos. “Constatamos aqui que alguns instrumentais não estão sendo esterilizados da forma adequada, o que prejudica a assepsia dos procedimentos, além do cruzamento de fluxos de contaminação e vamos levar isso adiante para análise do Conselho”, afirma a fiscal do CRMV, Nívea Soares.

As duas clínicas veterinárias foram autuadas pelo uso de produtos com o prazo de validade vencido. Ambas as empresas terão o prazo de 20 dias para apresentar defesa. Depois disso, podem pagar uma multa a partir de R$ 754, dependendo do porte e faturamento da companhia.

Segundo o órgão, alguns produtos estavam com a data de validade vencida desde 2014 (Foto: Procon Goiás)

Os responsáveis pelas clínicas podem responder a um processo ético. A Delegacia do Consumidor vai instaurar inquérito para investigar a prática de crime contra as relações de consumo nos dois estabelecimentos.

Apesar de saber que uma das clínicas fica localizada no setor Bueno, na capital, o Mais Goiás não conseguiu contato com os responsáveis pelas empresas para pedir uma manifestação.

Vale citar que, além do Procon, participaram da ação a Delegacia do Consumidor (Decon), Conselho Regional de Medicina Veterinária do Estado de Goiás (CRMV-GO) e equipes da Vigilância Sanitária Municipal de Goiânia e Aparecida de Goiânia.