IRREGULARIDADE

Procon fiscaliza tabacarias de Goiânia para impedir venda de cigarros eletrônicos

O Procon Goiânia iniciou nesta quarta-feira (16), uma fiscalização em tabacarias da capital para impedir…

Procon Goiânia fiscaliza mais de 12 tabacarias da capital contra venda de cigarros eletrônicos
Procon Goiânia fiscaliza mais de 12 tabacarias da capital contra venda de cigarros eletrônicos - (Foto: Divulgação)

O Procon Goiânia iniciou nesta quarta-feira (16), uma fiscalização em tabacarias da capital para impedir a venda de cigarros eletrônicos. Fiscais visitaram 12 estabelecimentos. O produto é de comercialização proibida no Brasil, segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O órgão da prefeitura realiza a ação até está quinta-feira (17).

Além da apreensão dos artigos, os fiscais do Procon Municipal também verificam cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) e prazo de validade dos produtos expostos à venda. Procura também aqueles que não apresentam informações claras sobre vencimento – ou informações traduzidas, se for produto importado.

“Fomos em mais de 12 estabelecimentos até o momento, em que também estamos fazendo a apreensão de produtos, por exemplo, com validade vencida. Vimos muita essência de narguile vencida, bebidas e produtos com rótulo em inglês e isso é proibido, todos os produtos comercializados tem que ter rótulo em língua portuguesa”, destaca a  presidente do Procon Goiânia, Carolina Pereira.

Cigarros eletrônicos geram multa

De acordo com o órgão, em caso de infração, o estabelecimento pode ser autuado com multa que varia de R$ 700 a R$ 10 milhões. “A multa é avaliada com base na reincidência, no porte econômico do estabelecimento e a infração cometida”, explica.

“Com a ação esperamos tanto a conscientização do consumidor quanto dos fornecedores. Se é um produto que não é autorizado pela Anvisa, significa que é um produto que não tem um consumo seguro”, reforça a presidente do Procon Goiânia.

A fiscalização termina na quinta-feira (17). De acordo com o Procon, o balanço final com dados sobre apreensão de cigarros e números de autuações será apresentado na sexta-feira (18), pelo órgão de fiscalização.