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Procon Goiás orienta sobre compras de pacote de viagens para férias

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon), em Goiás, divulgou nesta quarta-feira (3),…

A Superintendência de Proteção aos Direitos do Consumidor (Procon), em Goiás, divulgou nesta quarta-feira (3), recomendações a consumidores que pretendem comprar pacote de viagens nestas férias de julho. Conforme o órgão, 520 reclamações relacionadas à má prestação de serviço de agências de turismo foram protocoladas apenas no primeiro semestre de 2019.

Segundo o órgão, o primeiro passo é planejar previamente a viagem. A orientação é que os consumidores não deixem para a última hora, já que há o risco de encontrar os valores de passagens e pacotes mais elevados.

O Procon orienta, ainda, que as despesas fixas mensais como água, energia, telefone, alimentação e transporte sejam levadas em consideração antes de fechar o negócio, para que as famílias não extrapolem o orçamento.

Outra recomendação é que os consumidores façam pesquisas e avaliem com cautela as condições ofertadas por sites ou aplicativos especializados que oferecem promoções nas passagens aéreas e pacotes de viagens, para evitar “uma futura dor de cabeça”.

Regularidade

Antes de realizar a compra de pacotes de viagens é preciso consultar se a agência de turismo está cadastrada e regulada junto ao Ministério do Turismo. Consultar o site ‘Reclame Aqui’ para checar eventuais reclamações de consumidores a determinados estabelecimentos também está entre as dicas do Procon.

Além disso, é importante se atentar aos detalhes do serviço oferecido e contrato. “Exija as confirmações de reserva, passagem e demais serviços por escrito, conferindo informações de check-in, check-out e taxas”. Em caso de descumprimento, este material  pode ser usado para posterior reclamação ou reivindicação de direitos no Procon Goiás ou na Justiça.

As dicas completas de compra de pacotes de viagens estão no site do Procon. Os consumidores que se sentirem prejudicados podem entrar em contato com o órgão por meio de atendimento presencial, na sede do Procon, na rua 8, nº 242, Setor Central, em Goiânia ou em unidades do Vapt Vupt.

Os reclamantes da capital também podem registrar denúncia por meio da plataforma ProconWeb ou pelo Disque Denúncia: 151. Moradores do interior devem  ligar para o número (62) 3201-7124.