EMPRESA DE TURISMO

Procon recebeu 110 reclamações da Hurb neste ano

Queixas aumentaram 197% em relação ao mesmo período do ano passado

Procon recebeu 110 reclamações da Hurb neste ano
Procon recebeu 110 reclamações da Hurb neste ano (Foto: Pixabay)

O Procon Goiás informou que já recebeu 110 reclamações contra a Hurb, antiga Hotel Urbano, neste ano. Vale lembrar, o Mais Goiás revelou, na quarta-feira (26), um grupo de 15 clientes goianos procurou uma advogada para processar a empresa especializada em turismo por causa de rumores de que ela estaria em processo de falência. Eles têm viagens marcadas e tentam contato com a companhia, mas estão sem respostas.

Ainda sobre o Procon, o órgão revela que no mesmo período de 2022 foram 37 reclamações. Ou seja, houve um aumento de 197% das queixas contra a agência de viagens.

O órgão informa, ainda, que as reclamações vão de falta de informação e dificuldade de contato com o SAC até o não cumprimento do contrato. Entre as queixas, está a de uma cliente que comprou um pacote para a Europa no ano passado para viajar em 2023. Ao ver o crescimento das reclamações, decidiu desistir, mas sem sucesso.

Segundo o Procon, a Hurb não estorna o valor ou dá suporte. E nas raras vezes que consegue contato, os atendentes dizem que “o time vai resolver a situação”. Alguns hotéis e pousadas, inclusive, suspenderam as reservas por atrasos ou falta de pagamento. Na última segunda (24), vale citar, o CEO e fundador da empresa, João Ricardo Mendes, renunciou ao cargo após a divulgação de vídeos em que ele ameaçava e expunha dados de clientes. O Ministério da Justiça abriu processo administrativo contra a plataforma.

Com tudo que tem acontecido, a Hurb aparece com a classificação “ruim” no site Reclame Aqui. São mais de 29 mil reclamações nos últimos seis meses.

Hurb

Ao Mais Goiás, a empresa informou, por nota, que sempre prezou pela transparência com seus viajantes. Além disso, esclareceu que pacotes de data flexível (promocionais) não garantem data específica” no momento da compra – e os clientes são informados – e que “os voos e o hotel da viagem são definidos de acordo com a disponibilidade do tarifário promocional. Dessa forma, o pacote é comercializado como uma oferta a ser executada dentro do período regulamentado, não sendo vinculada a um mês ou a qualquer data específica”.

A empresa diz que tenta priorizar as datas preenchidas pelos clientes, mas que envia outras opções disponíveis, em caso de impossibilidade. Em relação aos hotéis e pousadas, esclarece que está em diálogo individualizado com cada parceiro que tenha feito reclamações.

E ainda: “Os viajantes impactados, aqueles que tiveram suas reservas canceladas pelos parceiros, o Hurb esclarece que a empresa conta com um setor de atendimento ao cliente que opera 24/7, com colaboradores prontos para sanar todas as dúvidas ou ajudar com qualquer imprevisto.”

Dicas do Procon aos clientes da Hurb

  • É importante se atentar às condições em que cada compra foi realizada. A modalidade mais popular na Hurb são os pacotes flexíveis, em que as datas de voos e hospedagem são sugeridas pelos consumidores, mas definidas pela própria empresa de acordo com disponibilidade de tarifas promocionais.
  • É preciso checar se, ao realizar compra da viagem em condições promocionais, o consumidor não aceitou que alterações e remarcações fossem previamente estabelecidas pela Hurb. Nesse caso, a obrigação da empresa consiste em deixar essas informações claras e acessíveis – ou pode ser passível de indenização pelo artigo 14 do Código de Defesa do Consumidor (CDC).
  • Caso a remarcação unilateral pela Hurb não seja uma condição pré-estabelecida em contrato, o consumidor não é obrigado a aceitar. Ele pode exigir que a viagem seja cumprida, nos termos da oferta ou publicidade veiculada pela empresa. Pode ainda pedir a devolução completa dos valores pagos, corrigidos pela inflação do período.
  • Para quem já está com viagem marcada, é importante entrar em contato diretamente com os hotéis e companhias aéreas para checar se as reservas estão mesmo garantidas.
  • Caso tenha qualquer tipo de problema ou queira esclarecimentos sobre a não prestação de serviço da Hurb, em Goiás, o consumidor pode entrar em contato com o Procon pelo telefone 151, registrar reclamação pela internet via Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br) ou comparecer pessoalmente na sede do órgão, localizada na Rua 8 esquina com a Rua 3, no Centro de Goiânia. Outro canal para denúncia é o site www.consumidor.gov.br, ligado a Senacon.

Nota da Hurb na íntegra: