SEMAD

Produtor rural tem 48h para tirar búfalos de terras kalungas

Governo de Goiás expediu notifica pela retirada dos animais do território

Governo de Goiás notifica produtor rural a tirar búfalos de terras kalungas
Governo de Goiás notifica produtor rural a tirar búfalos de terras kalungas (Foto: Divulgação)

O governo de Goiás notificou o produtor rural que colorou 30 búfalos em imediações da Comunidade Kalunga do Engenho II, em Cavalcante, para que retirasse os animais imediatamente. A demanda foi proposta pela Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad).

Vale lembrar, moradores da comunidade kalunga barraram a entrada de parte dos animais (15, dos 30) no último fim de semana, alegando que eles poderiam causar danos ao meio ambiente e nas plantações. Porém, os búfalos acabaram em outra fazenda.

“Os búfalos causam muitos problemas. Eles podem destruir uma nascente, comem nossas plantações. Eles não respeitam divisão de cerca, podem causar contaminação da água, porque é batido produto químico neles”, diz Jorge Moreira de Oliveira, presidente da Associação Quilombo Kalunga.

Além disso, segundo o presidente, uma norma no regimento interno da comunidade proíbe a criação desse tipo de animal no local.

Notificação

Em relação ao pedido da secretaria, o documento assinado pelo superintendente de Proteção Ambiental e Desenvolvimento Sustentável da Semad, Robson Disarz, dá ao dono dos animais 48h – contadas de quinta (15) – para a retirada. Em caso de descumprimento, ocorre a autuação e multa de R$ 2 mil a R$ 100 mil.