EM GOIÂNIA

Profissional que teria fingido vacinar idosa em Goiânia é afastada da função

Segundo Luciana Jordão a mãe, Floramy de Oliveira Jordão (88), só recebeu vacina contra a…

Profissional que teria fingido imunizar idosa foi afastada das vacinações
Profissional que teria fingido imunizar idosa foi afastada das vacinações (Foto: Reprodução / TV Anhanguera)

Segundo Luciana Jordão a mãe, Floramy de Oliveira Jordão (88), só recebeu vacina contra a Covid-19 depois de questionar a enfermeira, que não teria injetado a dose no braço da idosa. A suposta fraude teria acontecido nesta quarta-feira (10), durante imunização no setor Universitário, em Goiânia. Ao Mais Goiás, a secretaria de Saúde disse que apura o caso e que a profissional “não mais estará nas escalas de vacinação até o devido esclarecimento total do caso”.

Luciana revelou, ainda, que foi apenas por volta das 10h30 que a mãe recebeu devidamente a vacina. “Ela [enfermeira] simplesmente enfiou a agulha na minha mãe, tirou e ficou com a seringa para cima. Aí eu falei: ‘Foi muito rápido’. Quando eu olhei para cima, o líquido estava todinho na seringa. Ela não injetou a vacina na minha mãe. Aí eu falei para ela: ‘O líquido está todinho aí, você não vacinou a minha mãe’.”

Segundo ela, a enfermeira disse, primeiro, que havia vacinado a mulher. Depois de confrontada, contudo, ela pediu desculpas e afirmou que não percebeu que o líquido ainda estava na seringa. Luciana gravou o momento.

Secretaria de Saúde

Ao Mais Goiás, a secretaria municipal de Saúde (SMS) informou que a Gerência de Imunização apura, por meio de processo instaurado, os fatos narrados na denúncia veiculada nesta quarta-feira em relação a vacinação de uma idosa de 88 anos. “Na situação específica registrada, ressalta-se que a vacinação foi aplicada na idosa em uma segunda tentativa, conforme afirmado pela própria filha.”

Ainda de acordo com a pasta, a profissional que aplicou a vacina foi identificada e não mais estará nas escalas de vacinação até o devido esclarecimento total do caso. “A SMS esclarece que todo o processo de vacinação em Goiânia segue um rigoroso protocolo sanitário e de logística, que é cumprido à risca em todas as fases pelos profissionais envolvidos.”

Vacinação

Vale destacar, a vacinação de idosos contra a Covid-19 com mais de 85 anos começou nesta quarta, por ordem alfabética. Em coletiva, o Rogério Cruz (Republicanos) explicou a dinâmica.

“Na quarta-feira, da letra A a letra I; na quinta (11), da J a N; e no último dia, sexta (12), da N a Z. Caso algum não compareça no dia, poderemos estender até o final de semana para vacinar completamente os idosos de 85 anos para mais.”

A vacinação ocorre por meio de drive through, em dois pontos (no estacionamento da PUC e no Passeio das Águas); e sete escolas distribuídas entre os sete distritos sanitários.

Escolas e número de doses aplicadas até o momento

Região Norte: Escola Municipal Pedro Costa de Medeiros (R. Caiapônia, 240 – Jardim Guanabara I): 132

Região Leste: Escola Municipal Bárbara de Sousa Morais (Av. Uruguaiana – Jardim Novo Mundo): 286

Região Sudoeste: Escola Municipal Francisco Matias (R. Carlos Gomes – Parque Anhanguera): 386

Região Oeste: Escola Municipal Lions Club Bandeirante (Praça da Bandeira, 200, Quadra 30, Bairro Goiá): 292

Região Noroeste: Escola Municipal Coronel José Viana (Rua CM7 – St. Cândida de Morais): 299

Região Sul: Escola Municipal Moacir Monclair Brandão (Rua C-115 – Jardim América): 460

Região Campinas-Centro: Escola Municipal Santa Helena (Av. Curitiba, 400 – Vila Paraiso): 204

Horário de atendimento: Das 8h às 17h

Em relação aos drives trhu, na Shopping Passeio das Águas foram 822 pessoas vacinas e na Universidade Católica de Goiás, 1422. Ao todo, 4303 doses foram ministradas.