Associação criminosa

Quadrilha que furtava gado na região do Vale do São Patrício é presa em operação da PC

Quadrilha associada a roubos de gado em municípios do Vale do São Patrício, região de…

Quadrilha associada a roubos de gado em municípios do Vale do São Patrício, região de Goianésia, foi desarticulada nesta sexta-feira (27) após operação deflagrada pela Polícia Civil.  Foram presos Jeferson Catunda dos Santos (28), Ricardo Galdino (35), James Silvestre de Freitas (38) e o foragido da Casa de Prisão Provisória (CPP)  Odair Vergílio de Oliveira (40).

De acordo com o delegado Marco Antônio Maia, titular da 15ª Delegacia Regional de Goianésia, nos quarenta dias de investigação, os indivíduos cometeram cerca de 10 furtos e roubos a propriedades da região. Todos, exceto Ricardo, tinham registros criminais por roubo e associação criminosa.

Segundo delegado, em 40 dias, foram cometidos cerca de 10 furtos (Foto: reprodução)

Com as prisões, que ocorreram nas cidades de Senador Canedo, Petrolina, Campinorte e Goianésia, foram recuperadas 100 cabeças de gado. Um caminhão gaiola e duas armas de fogo foram apreendidas.

“Tivemos várias ocorrências de furto e roubo de animais, iniciamos as investigações e demos conta de que havia uma associação criminosa instalada na região. Apreendemos dois revólveres calibre 38, um caminhão gaiola utilizado para transportar o gado e recuperamos cerca de 100 animais vivos.

Ao todo, 100 cabeças de gado foram recuperadas (Foto: reprodução)

Segundo Marco Antônio, receptadores das cargas também foram identificados. “Por enquanto prendemos apenas os quatro, mas deverão ocorrer mais detenções. Agora, apuramos se receptadores participavam ativamente das ações criminosas. Todos responderão  por associação criminosa armada, furto qualificado e, no caso de Ricardo e Odair, também por  posse ilegal de arma de fogo”, revela.

A operação, batizada de Abactor  teve apoio de investigadores de Jaraguá, da Delegacia de Repressão a Crimes Rurais e, ainda, policiais do GT3 e da Gerência de Operações de Inteligência da Polícia Civil. Os detidos foram encaminhados ao Presídio de Goianésia.