QUEDA DE ÁRVORE

Queda de energia em Porangatu provoca transferência de 11 pacientes Covid para Uruaçu

Onze pacientes diagnosticados com Covid-19 precisaram ser transferidos do Hospital de Campanha (HCamp) de Porangatu…

Dois pacientes morreram durante processo de transferência do Hospital de Campanha de Porangatu, no domingo (11). (Foto: reprodução)
Dois pacientes morreram durante processo de transferência do Hospital de Campanha de Porangatu, no domingo (11). (Foto: reprodução)

Onze pacientes diagnosticados com Covid-19 precisaram ser transferidos do Hospital de Campanha (HCamp) de Porangatu depois que uma árvore desabou e provocou queda de energia. Fios que alimentam a unidade foram atingidos; um equipamento que distribui oxigênio para internados foi danificado. De acordo com a SMS, ninguém ficou sem oxigênio, pois um gerador foi acionado. Ainda segundo a gestão, médicos optaram por não sobrecarregar o sistema de oxigênio sobressalente enviando acamados para Uruaçu. Nesse processo, dois deles morreram: um em Porangatu e outro já em Uruaçu. Município investiga se as mortes têm relação com a queda de energia.

Em nota enviada ao Mais Goiás (veja íntegra abaixo), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Porangatu informou que a queda de uma árvore da espécie mangabeira ocasionou a queda de energia elétrica no setor em que o HCamp está localizado. A pasta, no entanto, alega que o hospital não ficou sem energia, já que a unidade possui gerador.

Diante da queda de energia, um aparelho responsável por gerar oxigênio para a unidade de saúde acabou danificado. Por precaução, os médicos e a SMS decidiram transferir 11 pacientes para um hospital de Uruaçu.

Um dos pacientes, identificado como Albinor Rodrigues Pereira, de 76 anos, morreu no HCamp, antes mesmo da transferência. Já Altamiro Antonio de Souza, de 70 anos, foi a óbito depois de ser levado para o pronto-socorro de Uruaçu.

Questionada sobre a relação do acontecimento com os óbitos, a SMS informou que somente familiares têm acesso a informações sobre o estado de saúde dos pacientes, desde a entrada até a saída, seja por alta ou morte.

Até o momento, a direção do HCamp aguarda a chegada dos técnicos especialistas que são de Mato Grosso, da empresa responsável por fazer a manutenção do aparelho de oxigênio do hospital. Ainda de acordo com a pasta, o pronto-socorro, a sentinela – onde faz a triagem dos pacientes com suspeita de Covid -, e as enfermarias estão funcionando normalmente no HCamp de Porangatu.

Fornecimento de energia

Também por meio de nota, a Enel confirmou que a queda de uma árvore de grande porte sobre a rede elétrica de Porangatu impactou o fornecimento de energia em alguns pontos do município, incluindo no Hospital de Campanha.

A empresa ressalta que encaminhou equipes ao local para realizar os reparos na rede e avaliar a necessidade de conectar um gerador para prestar o fornecimento de energia, enquanto as equipes trabalhavam.

Ainda de acordo com o texto, o gerador do Hospital de Campanha estava funcionando normalmente e não foi necessário incluir mais um equipamento durante a execução dos reparos. “A Enel informa que o fornecimento de energia no Hospital foi normalizado na madrugada de hoje”, finaliza a nota.

Notas da SMS de Porangatu

A Secretaria de Saúde de Porangatu informa que o pronto socorro, a sentinela, onde faz a triagem dos pacientes com suspeita de COVID, e as enfermarias estão funcionando normalmente no HCamp de Porangatu. Até o momento a direção da unidade aguarda a chegada dos técnicos especialistas que são de Mato Grosso, da empresa responsável por fazer a manutenção do aparelho de oxigênio do Hospital, danificado durante a interrupção do fornecimento de energia elétrica ocasionada pela queda de um poste de alta tensão, ontem 11/07/21 no bairro onde está localizado o HCamp. Um relatório feito pela Secretaria de Meio Ambiente de Porangatu constatou após uma avaliação técnica no local que não houve poda da árvore da espécie mangabeira e sim queda natural. A Central de Regulação do Hospital de Campanha informou o registro da mortes de dois idosos: ALBINOR RODRIGUES PEREIRA – 76 anos que morreu ainda no Hcamp antes mesmo da transferência, e ALTAMIRO ANTONIO DE SOUZA – 70 anos – óbito no Pronto Socorro de Uruaçu. Ao todo, por medida de segurança a Secretaria de Saúde e Central de Regulação do Estado realizaram a transferência onze pacientes internados na UTI HCamp neste último domingo, dia do episódio, para o Hospital do Centro Norte Goiano de Uruaçu.

 

Por volta das 13:00h do dia 11 de julho de 2021, uma árvore (mangueira) em uma propriedade particular caiu, atingindo a fiação que fornece energia ao Hospital de Campanha de Porangatu, ocasionando a queda no fornecimento de energia. Imediatamente os servidores ativaram o sistema de geração de energia auxiliar (gerador movido a diesel) que funcionou corretamente. O primeiro sistema de fornecimento de oxigênio falhou, sendo acionado o segundo sistema de segurança, que passou a fornecer oxigênio para UTI de forma normal e atendendo a demanda.
Em momento algum faltou energia, medicamento ou oxigênio aos pacientes em atendimento.
O corpo médico, por considerar que o hospital estava funcionando com energia fornecida por gerador e utilizando do sistema de segurança de oxigênio, optou por encaminhar os pacientes que eram atendidos na UTI, após regulação, para o Hospital de Campanha de Uruaçu.
Esclarecemos que não ocorreram mortes de pacientes no transporte, e que foram observadas todas as normas técnicas de segurança que o caso requer.
Porangatu-Go, 12 de julho de 2021

Nota da Enel

A Enel Distribuição Goiás esclarece que na tarde de ontem (11), uma árvore de grande porte caiu sobre a rede elétrica de Porangatu e impactou o fornecimento de energia em alguns pontos do município, incluindo no Hospital de Campanha. A empresa ressalta que, imediatamente, encaminhou equipes ao local para realizar os reparos na rede e avaliar a necessidade de conectar um gerador para prestar o fornecimento de energia, enquanto as equipes trabalhavam.  A distribuidora esclarece, ainda, que o gerador do Hospital de Campanha estava funcionando normalmente e não foi necessário incluir mais um equipamento durante a execução dos reparos. A Enel informa que o fornecimento de energia no Hospital foi normalizado na madrugada de hoje.