DE OLHO

Queimadas em lotes baldios são monitoradas por vídeo em Aparecida

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Aparecida de Goiânia utiliza câmeras de vídeo…

Queimada em Aparecida (Foto: Secom / Divulgação)
  1. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) de Aparecida de Goiânia utiliza câmeras de vídeo para monitaramento e identificação de focos de incêndio em terrenos baldios e áreas públicas na cidade. Somente no ano passado, a pasta recebeu mais de 100 denúncias de incêndio em lotes em terrenos públicos no município da Região Metropolitana.

Com o tempo seco e baixa umidade do ar, o número de incêndios tende a crescer, sobretudo nas áreas verde. No entanto, caso o incêndio seja provocado diretamente por ação humana, o Código de Postura de Aparecida aponta que quem for flagrado pode ser responsabilizado por dano material. A multa pode variar de R$ 560 a R$ 5 mil.

Atulamente, Aparecida tem pelo menos 200 câmeras em funcionamento, instaladas em praças, parques, avenidas comerciais e de grande fluxo. O sistema é operado pelo Centro de Inteligência Tecnológica (CIT), 24 horas por dia, pela Guarda Civil (GCM), Polícia Militar (PM), Corpo de Bombeiros, SAMU e Secretaria Municipal de Trânsito.

Neste sentido, o videomonitoramento poderá ser usado para detectar os focos de incêndio e eventuais autores.

“Infelizmente a maioria desses incêndios é causada pelo homem, como a limpeza de um terreno ou a queima de lixo. Em alguns pontos, as câmaras de monitorando em tempo real ajudam a identificar focos de incêndios e seus responsáveis. Isso facilita o deslocamento da nossa equipe de fiscalização e, quando necessário, a atuação do Corpo de Bombeiros. Com ações como esta evitamos danos ao meio ambiente e reduzimos os riscos de grandes tragédias”, afirma o secretário de meio ambiente Cláudio Everson.