Educação

Retomadas obras de CMEI no Bairro Floresta

Paralisadas desde 2015, foram retomadas as obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do…

Retomadas obras de CMEI no Bairro Floresta

Paralisadas desde 2015, foram retomadas as obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) do Bairro Floresta, na região Noroeste da capital. A expectativa é de que a obra seja concluída ainda neste semestre e que sejam disponibilizadas 180 novas vagas para crianças na faixa etária de seis meses a quatro anos.

“São mais 180 vagas que colocamos à disposição da população, e cumprindo o compromisso de reduzir a fila de espera e colocar à disposição da comunidade vagas de CMEIS que são questões importantes para Goiânia”, disse o secretário municipal de Educação, Marcelo Ferreira da Costa.

O CMEI do Bairro Floresta e outros 10 centros municipais de ensino estavam com obras paralisadas, pois as empresas que venceram a licitação apresentaram problemas durante a execução e a obra acabou não tendo a continuidade. A prefeitura precisou fazer o destrato contratual, uma reestruturação financeira para cada uma delas, com levantamento de custos e por fim, uma nova licitação.

“Essa faz parte das obras que estavam paralisadas, todas já foram licitadas e estão recebendo ordem de serviço, essa é mais uma que retomamos, nessa haverá mais coisas para se fazer, vai levar um pouco mais de tempo”, argumentou.

Fila de espera

Dos 11 CMEIS que estavam com obras paralisadas, em oito deles, as ações já foram retomadas.  Os outros centros que já estão com construção em andamento são: Jardins do Cerrado IV, Buena Vista IV, Parque Atheneu II, Residencial Mendanha, Center Ville, Grande Retiro e Vila Santa Helena.

Além destes, o secretário de Educação ainda disse que serão montadas mais 100 salas modulares e construídos outros 15 CMEIS até o final do ano. Desta forma espera a redução ou a diminuição de uma forma mais acentuada do déficit de vagas em Goiânia.

“Estamos lutando para isso, no ensino Fundamental tudo está normalizado, não há nenhuma criança de 7 a 14 anos que não esteja na escola por falta de vaga, agora o ensino infantil é diferenciado, porque a proporção que a mãe arranja um trabalho fora, ela precisa de um lugar para deixar a criança”, destacou o prefeito Iris Rezende.

A estrutura do CMEI do Bairro Floresta terá modelo padrão, com 1.286 metros quadrados de área construída, oito salas, brinquedoteca, bloco recreativo e de serviços.