Religião

Romaria de Muquém começa neste sábado

Mais uma vez o Estado de Goiás se volta para o turismo religioso. Dessa vez,…

Mais uma vez o Estado de Goiás se volta para o turismo religioso. Dessa vez, é a romaria de Muquém, em Niquelândia, que promete chamar os devotos para mais uma peregrinação pela fé em Nossa Senhora de A´badia a partir deste sábado (05).

A romaria, que entra em 269º edição, teve início no século XVII, ainda no ciclo de mineração, do ouro e da escravidão. Em 1732 , na região de Muquém, distrito de Niquelândia, um capitão de mato veio com o propósito de capturar os quilombolas e, ao se aproximar das Montanhas de Muquém, ele teria feito um voto onde, se ele conquistasse o quilombo de modo pacífico, seria erguida uma capela dedicada a São Tomé Apóstolo, santo do dia 21 de dezembro. Ao concretizar o seu pedido, a capela foi construída e ao redor dela se formou o arraial de Muquém.

Depois disso, um português prometeu buscar uma imagem de Nossa Senhora d`Abadia em Portugal caso não fosse encontrado ouro no ponto em que trabalhava. Não acharam ouro e ele retornou à sua cidade natal e trouxe a imagem. Diz a tradição que ele, juntamente com sete famílias, saíram do litoral de Porto Seguro, na Bahia, rumo à Muquém.
Hoje o Santuário Diocesano Nossa Senhora d’Abadia de Muquém é um dos maiores santuários do Brasil e único com título de Gemellaggio com o Santuário Nossa Senhora de Nazaré.

Preparativos

A prefeitura de Niquelândia já começa a preparar a cidade para receber os fiéis. São esperados cerca de 400 mil pessoas nos onze dias de festa. Segundo o gestor da Secretaria Municipal de Urbanismo, Wendel Vitor, foram feitas a reforma do posto policial, da sede da prefeitura no arraial, terraplanagem das vias e uma adequação do aterro sanitário. “Realizemos, em conjunto com a secretarias de Transportes e Planejamento, uma grande organização para receber os fiéis. Por exemplo, as ruas sem pavimentação receberam cascalhamento e patrolamento. Deixamos as vias lisinhas, sem buracos, para o tráfego seguro dos visitantes. O trabalho inicial foi neste sentido, iniciamos antes para entregar todas demandas necessárias da melhor forma ao público da romaria”, destacou.

No campo da saúde, a secretaria municipal já definiu o quadro de equipes que atuarão nos dias de festas. A gestão definiu que 52 servidores, dentre médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estarão posicionados na barraca da Organizações Voluntárias de Goiás (OVG) que estará localizada nas margens da GO-237. Os postos de saúde localizados no povoado também estão com o quadro de funcionários reforçados. “Vamos levar um conforto aos romeiros que caminharam por dias ou horas. Haverá massagem, realização de curativos e outros atendimentos que eles necessitarem. Para isto, teremos uma estrutura completa na barraca da OVG, que também prestará outros apoios”, declarou a coordenadora da Atenção Básica de Niquelândia, Leandra Rosa.

Segundo a secretária de Turismo do município, Ariana Renovato, a programação é extensa e promete entreter os visitantes. “Teremos casamentos, shows católicos e várias celebrações de missas e novenas. Também preparamos todo o suporte de esclarecimento de dúvidas com barracas espalhadas pelo acampamento”, garante ela.

Em relação a economia, Ariana relata que todos estão bastante animados com a chegada da festa para aquecimento do comércio. “Isso gera impacto econômico nos hotéis, restaurantes e comércio pelos números de visitantes que a cidade recebe. Isso acaba movimentando a cidade de uma forma positiva,” enfatizou.

O prefeito Valdeto Ferreira relatou que toda a prefeitura estará envolvida na organização da Romaria. “Vamos prestar todo apoio necessário ao Padre Aldemir Franzin e aos turistas que vierem para a festa. Nossa expectativa é ter uma romaria cheia de muita fé, devoção e com uma boa infraestrutura aos fiéis”.

A romaria será realizada a partir deste sábado (05) e vai até o dia 16 de agosto.

*João Paulo Alexandre é integrante do programa de estágio do convênio entre CIEE e Mais Goiás, sob orientação de Thaís Lobo.